Turismo

Brasileiro não precisa de visto para visitar 153 países

Roberto Couto
01/03/2016 16:15
Thumbnail
Quando se trata de viajar ao exterior, há passaportes de países que “abrem” mais as portas de uma imigração do que outros. E não são os documentos do Brasil ou dos Estados Unidos os mais poderosos. São os alemães que conseguem viajar para mais lugares sem visto, como mostra o estudo “Visa Restrictions Index 2016“, da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, em inglês) e da consultoria Henley & Parners. Segundo o levantamento, com um passaporte da Alemanha é possível entrar sem visto em 177 dos 218 países e territórios.
O Brasil está na 21.ª posição, ao lado da Bulgária e da Romênia. Com o documento de identificação dos três países, é possível visitar sem visto 153 países. Em segundo lugar no ranking, está a Suécia. Seus cidadãos podem visitar, livre de vistos, 176 destinos. Na sequência, aparecem Finlândia, França, Itália, Espanha e Reino Unido (175); Bélgica, Dinamarca, Holanda e Estados Unidos e Áustria (174); e Japão e Singapura (173).
O ranking também aponta os “piores passaportes“, aqueles que obrigam os cidadãos a pedirem mais vistos. Na lanterninha, está o Afeganistão (apenas 25 países não exigem o visto) e bem próximos aparecem Paquistão (29), Iraque (30), Somália (31), Síria (32) e Líbia (36).
Liberados
A seguir a lista dos países que exigem visto dos brasileiros:
Afeganistão
Argélia
Armênia
Angola
Austrália
Bangladesh
Benin
Burkina Faso
Cabo Verde
Camarões
Camboja
Canadá
Catar
China
Congo
Cuba
Egito
El Salvador
Emirados Árabes Unidos
Estados Unidos
Etiópia
Gabão
Gana
Índia
Irã
Iraque
Indonésia
Japão
Jordânia
Líbano
Laos
Mali
Moçambique
Nepal
Nigéria
Quênia
República da Guiné
São Tomé e Príncipe
Vietña
Tanzânia