Turismo

Europa quer cobrar visto de brasileiros

Redação
14/06/2017 17:41
Thumbnail

A Polícia Federal precisa de R$ 102,4 milhões para manter o serviço até o final deste ano. Foto: divulgação | Gazeta do Povo

Os países da União Europeia (UE) estudam a criação de um sistema de controle prévio para viajantes que poderá exigir vistos de cidadãos de países que hoje são isentos da autorização para períodos curtos no território europeu, incluindo o Brasil.
Um acordo político para instaurar o novo sistema foi assinado pelos países-membros na semana passada, informou a agência de notícias AFP. A medida será avaliada pelo Parlamento Europeu e poderá entrar em vigor a partir de 2020.
De acordo com a proposta, viajantes que hoje não precisam dos vistos — entre eles cidadãos dos Estados Unidos, Brasil, Israel, Albânia e Emirados Árabes Unidos — precisarão preencher um formulário na internet e pagar uma taxa de 5 euros, cerca de R$ 18,50, para pedir a permissão, que valerá por três anos.
A autorização poderá ser necessária inclusive para escalas em território europeu, ainda que o viajante não pretenda ficar no país.
O sistema de informação, batizado de ETIAS (sigla para Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem, em inglês), é uma tentativa de aumentar a segurança do território europeu contra ameaças terroristas, segundo um comunicado dos países-membros.
A proposta é inspirada no sistema de autorização norte-americano ESTA (Electronic System for Travel Authorisation), implantado em 2009.
LEIA TAMBÉM