Turismo

Caça às trufas vai até dezembro na Europa

Da redação
30/09/2015 10:54
Thumbnail
Paisagem da região da Toscana, divulgada pelo hotel Castiglion del Bosco (Foto: Divulgação do hotel).
Entre fim de setembro e dezembro, a Itália recebe turistas para um evento diferente, a “Caça às trufas”. Iguaria culinária, raríssima, difícil de encontrar e deliciosa, as trufas ou tartufos são tubérculos da família dos fungos, parentes dos cogumelos. Elas nascem e se desenvolvem sob a terra, em simbiose com as raízes de algumas árvores, como carvalhos, salgueiros, álamos e tíbias. Para encontra-las, é preciso cães treinados desde pequeno, e o preço do quilo da trufa pode ultrapassar cinco mil euros.
Na Europa, as trufas são encontradas em regiões específicas da Itália, França, Espanha e Croácia. Em Piemonte, na Itália, está a melhor trufa branca do mundo, e em Ístria, na Croácia, também. Na região da Toscana, trufas brancas e negras são mais comuns. Nas terras francesas, em Provença, e na Catalunha, Espanha, a trufa negra é mais fácil de ser achada.
A colheita depende da quantidade de chuva e frio. Para não perder a época ideal, prefira o passeio de fim de setembro até dezembro. Até março, porém, os tartufos também podem ser encontrados, especialmente para a colheita da trufa negra. Setembro, outubro e novembro são ideais para colher a trufa branca.

Caça às trufas em Piemonte, na Itália (Foto: Bigstock)

Confira os roteiros propostos pela Interpoint Viagens e Turismo:
10 dias pela Toscana, na Itália, passando por Firenze, Montalcino, Cortona e Milão
Em Montalcino, uma sugestão de hospedagem é o hotel Castiglion del Bosco, que oferece o passeio específico para caça às trufas. O passeio dura cerca de duas horas, e é feito com experts locais e cães altamente treinados. Depois, uma deliciosa degustação de pratos com as trufas. Preço da hospedagem: a partir de € 3.580, por pessoa, em apartamento duplo (preço válido até novembro de 2015).
12 dias pela Croácia
Que tal ver uma demonstração particular de caça às trufas na aldeia de Livade, na península da Ístria, na Croácia? A aldeia é um dos mais importantes centros de cultivo de trufas na Europa. Preço da hospedagem na aldeia: a partir de € 6.614, por pessoa, em apartamento duplo.