Turismo

Poços naturais inspiraram o nome da Cachoeira do Panelão, pertinho de Curitiba

Redação
14/12/2017 14:27
Thumbnail

Um grande poço permite que os visitantes nadem em segurança. Foto: Reprodução/Facebook

Cerca de uma hora de estrada separam Curitiba de um recanto natural que atrai turistas há anos. É a Cachoeira do Panelão, que ganhou o nome por conta de seu grande poço d’água, uma atração refrescante e segura. A propriedade fica numa área privada e a entrada depende das condições do rio e também das condições climáticas, monitoradas pelos proprietários.
A propriedade pertencia ao avô do marido de Denise Lugarini e está na família há mais de 100 anos. “Antes de ter uma estrada até a cachoeira, o pessoal deixava o carro na rodovia e andava 4 km para chegar até lá”, conta ela, que há 20 anos decidiu abrir o local para o público de forma mais organizada.
A decisão foi tomada depois que ela e o marido perceberam a popularidade da área. “A queda aqui é pequena, mas o pessoal gosta muito do poço. Quando nós descobrimos que o pessoal frequentava a internet já estava cheia de vídeos daqui e a gente nem sabia”, lembra.
O nome foi dado pelos frequentadores por causa das "panelas" d'água que se formam no local. Foto: Reprodução/Facebook
O nome foi dado pelos frequentadores por causa das "panelas" d'água que se formam no local. Foto: Reprodução/Facebook
O poço principal pode ser responsável pelo nome de batismo, mas há outras “panelas” menores rio acima. A profundidade varia entre poucos centímetros e sete metros. Daí a necessidade de contratar salva-vidas para monitorar os visitantes. A medida garante a segurança das muitas famílias que frequentam o local.
Também por motivo de segurança a Cachoeira do Panelão não está aberta todos os fins de semana. “Aqui, dependemos das condições do rio. Se chover acima de 20 mm ele fica perigoso e a gente não abre para visitação”, afirma Denise. Por isso, antes de botar o pé na estrada o público precisa ficar atento à página do lugar no Facebook. É por lá que ela informa esse tipo de situação.
A queda d'água não é tão grande, mas os muitos poços chamam a atenção dos turistas. Foto: Reprodução/Facebook
A queda d'água não é tão grande, mas os muitos poços chamam a atenção dos turistas. Foto: Reprodução/Facebook
Quanto custa?
Quando está aberta, a área funciona das 10h às 18h. O valor para passar o dia é de R$ 35 por pessoa. Crianças de cinco a nove anos pagam R$ 20. Como o foco é nas famílias não é permitida a entrada de bebidas alcoólicas, que também não são vendidas na lanchonete local. Os visitantes podem levar alimentos e bebidas não-alcoólicas, desde que os consumam no estacionamento. A lanchonete vende sanduíches naturais, salgados e sorvetes.
Acampamento
Uma estrutura completa para acampamentos pode ser usada, desde que o grupo tenha no mínimo 50 pessoas. De acordo com Denise, essa área normalmente é reservada para retiros. Nessas ocasiões também ficam disponíveis passeios de trator e a cavalo, além de outras atividades ao ar livre. As reservas precisam ser feitas com antecedência.

A Cachoeira do Panelão fica na BR 277, km 146,5, perto do trevo da Colônia Witmarsum. Mais informações pelo telefone (41) 995-101-530, pelo Whatsapp no (41) 992-061-885 ou na página da Cachoeira no Facebook.

LEIA TAMBÉM: