Turismo

Festa junina nada! Santa Catarina ainda está comemorando (oficialmente) o Carnaval

Carolina Werneck
15/06/2018 17:00
Thumbnail

Glamouroso, o carnaval de Nova Veneza tem raízes no secular Carnaval de Veneza, na Itália. Foto: Reprodução Prefeitura de Nova Veneza/Jose Luiz Ronconi/

No próximo sábado (16), uma horda de mascarados vai tomar conta de Nova Veneza, Santa Catarina. Ao contrário dos demais brasileiros que, nesta época do ano, estão muitas vezes trajados de caipiras, os habitantes dessa pequena cidade perto de Criciúma separam suas melhores fantasias para celebrar o Carnaval em pleno mês de junho.
Com a fantasia pronta, o funcionário público Rick Mazzorana, 34 anos, não vê a hora de colocar a máscara e participar da festa, que ajudou a idealizar. “É um momento em que a gente encontra todo mundo. Os parente s e amigos que moram fora de Nova Veneza vêm para cá e, muitas vezes, você encontra pessoas que não via há anos.”
Segundo ele, a festa está dividida em duas partes bem marcadas. A primeira é o baile de carnaval, no sábado à noite, a segunda é o desfile das famílias no domingo de manhã. “Eu sempre digo que o sábado é um evento para os turistas, enquanto o desfile é um evento para o povo de Nova Veneza mesmo. Tem esses dois pontos distintos da festa, que agradam a gregos e troianos.”
Foliões dançam no Baile de Máscaras que precede o carnaval de Nova Veneza. Foto: Reprodução/Prefeitura
Foliões dançam no Baile de Máscaras que precede o carnaval de Nova Veneza. Foto: Reprodução/Prefeitura

Alegria

Outra que não perde um baile é a dona de casa Rita Bortoluzzi, de 67 anos. “O que eu mais gosto é do mistério das máscaras. Tu te esconde, daí tu brinca e fica a pergunta no ar: ‘quem será?’. Só três dias depois é que eu me apresento”, diverte-se. Festeira assumida, ela diz que chegou a fazer seis fantasias, por seis anos consecutivos. Tudo para aparecer com todo o luxo possível no grande dia. Hoje, as fantasias que ela usa são alugadas pela Prefeitura.
“Apesar dos meus 67 anos, minha cabeça é de adolescente. Eu me divirto muito, vou para a folia, uso a máscara mesmo, às vezes por seis horas seguidas. Quando o assunto é festa, boto muita menina nova no bolso”, brinca. A fantasia escolhida por ela para o evento de 2018 é de borboleta. Muito pink, azul claro e amarelo para quem gosta de estar sempre com a roupa “mais exibida, a mais poderosa”.
Também  dançarino do Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro Nova Veneza, Mazzorana este ano vai à festa representando o verão. É que o tema do desfile de 2018 é “As Quatro Estações”, conjunto de quatro concertos para violino do compositor veneziano Vivaldi. O grupo vai se apresentar com quatro casais, cada um deles trajado em alusão a uma das quatro estações do ano.
Os quatro casais que representam as quatro estações do ano no Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro Nova Veneza. Foto: Arquivo Pessoal
Os quatro casais que representam as quatro estações do ano no Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro Nova Veneza. Foto: Arquivo Pessoal

Diferenças

Além de ser celebrado em outra época, o Carnaval de Nova Veneza é diferente do brasileiro em muitos outros quesitos. As roupas remontam aos trajes de época italianos. As máscaras são itens obrigatórios e algumas delas vêm diretamente da Itália. A noite começa com a concentração dos foliões na praça Humberto Bortoluzzi, no centro da cidade. Dali, todos caminham até o local em que o baile é realizado.
De acordo com a Prefeitura da cidade, Nova Veneza faz “uma réplica do carnaval italiano. Tanto que foi feita uma pesquisa em cima das obras de Antônio Vivaldi com o tema ‘As Quatro Estações’ –  com um toque brasileiro nas cores e nas músicas brasileiras. Também traduzimos as marchinhas do carnaval brasileiro para o italiano – e elas animam o cortejo. Todos os trajes de época e contemporâneos e máscaras são confeccionados na cidade”.

A escolha do mês

E por quê em junho, já que o Carnevale di Venezia, na Itália, é celebrado entre janeiro e fevereiro? A explicação é simples. O aniversário da cidade é no dia 21 de junho. Em 2018 Nova Veneza completa 127 anos de colonização e 60 de emancipação. O carnaval à moda veneziana faz parte da Festa da Gastronomia Típica Italiana. A programação é gratuita e os interessados podem alugar suas fantasias junto à Prefeitura por valores que variam entre R$ 70 e R$ 150. Em 2017 mais de 100 mil pessoas participaram da festa.
Durante a festa todos usam trajes de época. Foto: Reprodução Prefeitura de Nova Veneza
Durante a festa todos usam trajes de época. Foto: Reprodução Prefeitura de Nova Veneza

Serviço

Carnevale di Venezia na Festa da Gastronomia Típica Italiana em Nova Veneza-SC
Programação do sábado (16 de junho) na praça Humberto Bortoluzzi:
19h – Concentração com a Banda Expresso d’Italia (coreto)
20h30 – Show com o Grupo Musical Girotondo (palco principal)
21h – Desfile do Carnevale di Venezia com o Grupo Musical Roba da Ciodi (Rua dos Imigrantes)
22h30 – Show com a Banda Bipolares (coreto)
22h30 – Show com a Banda Expresso d’Italia (palco principal)
24h – Show com Black Bull Band (palco principal)
Programação do domingo (17 de junho) na praça Humberto Bortoluzzi:
09h – Desfile das Famílias – A Saga dos Valentes (Rua dos Imigrantes)
11h30 – Show com Grupo Musical Roba da Ciodi (palco principal)
12h30 – Apresentação do Grupo Musical Eco di Venessia (palco principal)
12h30 – Show com João Cechinel (coreto)
13h15 – Apresentação do Coral Os Pequenos Peregrinos (palco principal)
13h30 – Encontro de paradas Carnevale Di Venezia e Tutti Buona Gente

LEIA TAMBÉM: