Turismo

Casal de Curitiba inicia volta ao mundo

Willian Bressan
15/12/2015 15:28
Thumbnail

Themys e Robert: malas prontas para a jornada que inicia nesta terça-feira (15). Foto: Rodrigo Sóppa/Gazeta do Povo

Foi o amor por viajar que uniu a jornalista e advogada Themys Cabral, 31 anos, e o músico e professor de química Robert Nespolo, de 31 anos em um plano conjunto: conhecer o mundo durante um ano e deixar para trás o trabalho e a vida estável que levavam em Curitiba.
De malas prontas, os dois partiram na terça-feira (15) e devem passar por 30 países, desde os mais comuns como Estados Unidos, até a Índia. A jornada só deve terminar em novembro do ano que vem na Rússia. A aventura poderá ser acompanhada pelas redes sociais e por um blog criado especialmente para documentar o dia a dia (o lado bom e também os perrengues, garantem eles).
A ideia surgiu depois de passarem férias em Cuba e experimentarem uma hospedagem diferente. “Tínhamos o hábito de ir sempre com pacotes e os dias bem programados. Mas meu marido sugeriu de ficarmos um dia em uma casa local, uma indicação de uma amiga e nossa e foi uma experiência transformadora”, conta Themys.
Mas engana-se quem pensa que a ideia foi colocada em prática sem nenhuma reflexão. O planejamento criado pelo casal impressiona – todos os detalhes dos roteiros estão em uma planinha do Excel –  e começou há 4 anos. “Fizemos uma pesquisa quanto custaria e a projeção de ficar o tempo em viajaríamos. Valor para guardar por mês. Salário entrava na conta, separava para nosso sonho. Ao invés de uma casa maior, carro melhor, poupávamos para a viagem”, detalhe Themys.
Roteiro
O roteiro pode sofrer alteração, mas o plano de viagem consiste em visitar trinta países: EUA, Japão, China, Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã, Índia, Emirados Árabes Unidos, Tanzânia, Egito (que pode ser cortado por questões de segurança), Jordânia, Israel, Turquia, Grécia, Itália, Suíça, Espanha, Marrocos, Portugal, França, Inglaterra, Irlanda, Holanda, Alemanha, Polônia, Finlândia e Rússia.
A hospedagem será em casa de amigos ou amigos de amigos. “Vamos economizar e também ter uma experiência diferente, experimentar culturas e hábitos que não são iguais aos nossos”, comemora Themys. O casal também irá procurar hospedagem em sites como CouchSurfing e aplicativos como o Airbnb.
Conselhos
Para quem também planeja uma volta ao mundo, eis os conselhos do casal: É primeiro montar um roteiro, detalhar as cidades, e ir em buscar do que se precisa para viajar: visto, passaporte e também consultar um médico especialista em viagem. Ele irá orientar sobre as vacinas e os medicamentos que são necessários. Também é necessário pensar na questão emocional. “O que mais pega é a saudade e a falta dos amigos e da família. Não é fácil largar o emprego, é preciso fazer um cálculo, e realizar um planejamento bem detalhado”, aconselha Themys.  “Às vezes a gente fica receoso ou se prendendo, não perder isso ou aquilo, você passa a vida inteira, não realizou aquele sonho. É importante ter planejamento e um bom parceiro de viagem”, comenta.
Acompanhe a jornada de Themys e Robert pelo blog e Facebook.