Turismo

Casar no Caribe pode sair mais barato do que no Brasil

Katia Michelle
26/09/2016 14:00
Thumbnail

Punta Cana: um dos destinos mais procurados para casamento entre 2015 e 1016, no Caribe. Foto: Visualhunt

Sol, mar, cenários paradisíacos, praticidade e preços convidativos. Como não dizer “sim” a todas essas características? É o que estão fazendo noivos e noivas brasileiras, que cada vez mais escolhem destinos do Caribe para realizar a cerimônia do casamento. Não por acaso. Além das temperaturas agradáveis o ano inteiro e das praias belíssimas, o Caribe vem investindo na indústria do casamento e oferece até pacotes grátis para os noivos que indicam determinado número de convidados.
“No último ano, percebemos um aumento de 50% na quantidade de casamentos realizados no Caribe”, conta Mariana Volpi, wedding planer e sócia-proprietária da agência Welcome Trips. Ela revela que só em 2016 já foram agendados 28 casamentos. A escolha do destino, além das belezas naturais, acontece principalmente porque a maior parte dos hotéis oferece pacotes convidativos para a realização desse tipo de cerimônia.
Os noivos podem escolher o que vão querer na festa, de flores ao buquê e decoração do local, por exemplo. Como os pacotes são fechados e não exatamente personalizados, fica mais barato escolher as opções. “O casamento pode sair a partir de U$ 500 ou até de graça. Já a viagem sai cerca de R$ 5 mil por pessoa”, conta a wedding planer.
Ela explica que nos pacotes estão desde decorações mais simples, até juiz de paz e cerimônias formais. “Eu não recomendo realizar a cerimônia formal porque para que ela seja válida no Brasil precisa de um tradutor juramentado e algumas outras burocracias”, revela Mariana revelando que a cerimônia simbólica é a que a mais escolhida pelos noivos que procuram o serviço.
LEIA TAMBÉM
A opção de fazer esses pacotes deixa o casamento mais barato, além disso a lua de mel pode ser feita no mesmo local, o que é um atrativo a mais para noivos e convidados. Os destinos mais procurados para as cerimônias são Cancún, Punta Cana, Playa de Carmem, Jamaica, Rivera Maria, Aruba, Varadero e Curaçao, de acordo com Mariana. “Vários hotéis desses destinos costumam ter as cerimônias pré-estabelecidas, o que facilita a organização do casal mesmo daqui do Brasil”, esclarece.
Planejamemto é fundamental
A médica Martina Cattaccini, de 27 anos, está há um ano planejando o casamento que vai acontecer em Cancún, em novembro deste ano. Mesmo organizando tudo em território brasileiro, ela aproveitou uns dias de folga para ir pessoalmente com o noivo conhecer com antecedência o local da cerimônia. “Com a cerimônia próxima, o que eu mais indico para as pessoas que estão pensando em casar é o planejamento. E mesmo que alguma coisa não saiam como o planejado, a paisagem compensa qualquer erro de script”, diz a noiva.
Martina em "visita técnica" com o noivo, Rafael Ritter. "Planejamento é fundamental". Foto: arquivo pessoal
Martina em "visita técnica" com o noivo, Rafael Ritter. "Planejamento é fundamental". Foto: arquivo pessoal
A advogada Deborah Witchmichen Berté, que casou no Caribe em 2014, revela que a antecedência e o planejamento são fundamentais principalmente porque a festa envolve convidados que precisam se deslocar e organizar a viagem com antecedência. Por isso, enviar o “sabe the date” é essencial. Dentro dessas condições, ela também começou a planejar o casamento em Punta Cana um ano antes da cerimônia. “O Caribe já tem tradição em casamentos, então muita coisa fica mais fácil e os custo mais baratos”, diz.
O casal Deborah e Danny Berté: experiência para ficar na memória. Foto: arquivo pessoal.
O casal Deborah e Danny Berté: experiência para ficar na memória. Foto: arquivo pessoal.
Ela salienta que é preciso desapegar de alguns detalhes, já que quanto mais personalizado mais cara fica a cerimônia,  mas que o conjunto da obra compensa. “Fizemos um casamento para 53 pessoas durante três dias de festa. Foi inesquecível”, conta. “A gente não precisa se preocupar com a estrutura, nem com o fato de faltar comida e bebida porque os hotéis cuidam de tudo”. O resultado é uma lembrança inesquecível, dividida para sempre com amigos e familiares. “Até hoje as pessoas me ligam no aniversário de casamento me parabenizando. Foi uma experiência maravilhosa para nós e para os convidados”.
 Mercado em expansão
Para o diretor da Klas Viagens e Turismo, Diego Klas, as cerimônias de casamento no Caribe estão em expansão no Brasil porque muito hotéis agregam serviços para atrair esse tipo de público. “A questão dos hotéis serem all incluse (bebida e comida inclusas na hospedagem) e incluirem também pacotes de decoração acaba sendo economicamente mais atrativo”, considera. Diego dá algumas dicas para quem está pensando em trocar as alianças nesse cenário de perder o fôlego.
  •  Marque a data com antecedência
  • Verifique se a data escolhida é alta ou baixa temporada, o que pode influenciar nos preços
  • Faça uma comparação entre os hotéis
  • Verifique a lotação do hotel na época da cerimônia e também a disponibilidade dos convidados para a data
  • “O céu é o limite” na escola dos pacotes de casamento. Saiba com antecedência tudo o que o hotel pode oferecer e também os custos de cada serviço.
  • Nesse processo, a ajuda de um consultor de viagens é fundamental
Serviço:
Welcome Trips –  R. Petit Carneiro, 1122 – Sala 801 – Água Verde – (41) 3242 0387
Klas Viagens e Turismo – R. Bpo. Dom José, 2061 – Batel, Curitiba – (41) 3242 9000