Turismo

Como aproveitar a Black Friday para comprar passagens mais baratas e usar o ano todo

Flávia Schiochet
07/11/2018 10:30
Thumbnail

Para comprar passagens baratas, é preciso planejar com antecedência. Foto: Visualhunt

Há alguns anos no calendário do brasileiro, a Black Friday é esperada por muita gente para aproveitar descontos. Mas, como toda promoção, é preciso saber com antecedência qual o preço cobrado normalmente.
Este ano, a Black Friday cai no dia 23 de novembro e muitas agências de viagem e companhias aéreas darão descontos em destinos selecionados.
O planejamento vale para encontrar voos e hospedagem mais baratos e também promoções para pacotes turísticos. De acordo com dicas do grupo de discussão Mochileiros, é sempre bom começar a monitorar o quanto antes para saber em que época o trecho pesquisado entra em promoção — às vezes, não é no fim do ano.
Confira as dicas abaixo para fazer sua compra na Black Friday:
  • Comece a monitorar o quanto antes os trechos e destinos que são de seu interesse. Assim você estará munido de um histórico de preços em diferentes momentos do ano ou mês e poderá comparar se a oferta anunciada vale a pena.
  • Use o navegador no modo anônimo para que os mecanismos de busca não acessem seu histórico de pesquisas. Assim, é maior a probabilidade de conseguir preços “justos”, que não foram inflados por causa do seu interesse.
  • Inscreva-se nas newsletters de companhias aéreas e agências de viagem para receber as promoções no seu e-mail e, nas redes sociais, configure como ?ver primeiro? as publicações de portais de notícias de viagem que divulguem promoções.
  • Se o seu interesse é em algum destino específico, monitore o preço com o auxílio de um aplicativo para smartphone ou criando alertas, uma ferramenta que os próprios sites disponibilizam. Quando o valor atinge a faixa de preço selecionada, você recebe um aviso por e-mail.
  • Programas de pontos e milhas também costumam ter promoções. A mesma estratégia do item 1 vale neste caso: comece o quanto antes a monitorar em sites de troca de pontos ou no site da própria companhia. Se você não tem um programa de pontos, considere fazer um. Confira aqui como comprar passagens aéreas com milhas.
  • Portais que realizam a pesquisa em todas as companhias aéreas são bons para comparar os preços entre as empresas, mas costumam cobrar uma taxa pelo serviço. Após comparar horários e valores dos trechos, vale repetir a pesquisa no site da companhia aérea e conferir o preço total antes de finalizar a compra sem taxa.
  • Não demore muito para finalizar a compra quando encontrar um trecho que lhe interessa: os voos podem lotar rapidamente ou os preços subirem novamente.
  • Pesquise cedo: as promoções de Black Friday geralmente começam à meia-noite de sexta-feira. Se você dorme tarde, aproveite a virada de quinta para sexta-feira. Se você levanta cedo, coloque em suas tarefas da manhã checar os preços.
  • Se você não tem problemas em viajar em datas festivas, como o Natal e Páscoa, ou mesmo no dia 31 de dezembro à noite, pesquise passagens nessas datas, que costumam ter preços reduzidos.

***

LEIA TAMBÉM