• Carregando...
Os especialistas afirmam que antes de pegar o voo é importante  pesquisar a cultura do país. | Foto: Librestock
Os especialistas afirmam que antes de pegar o voo é importante pesquisar a cultura do país. | Foto: Librestock| Foto:

Viajar pode ser uma experiência renovadora para muitas pessoas, seja pelo acúmulo de referências adquiridas ao longo do tempo ou até mesmo pelas atividades escolhidas e que possibilitam aprender novos costumes. Porém quando se fala de viagens a negócio a história muda um pouco e o que pode ser uma experiência enriquecedora, pode sim, acabar causando pânico nos marinheiros de primeira viagem.

Segundo uma publicada pela Booking.com, um dos pontos principais que afetam o desenvolvimento dos viajantes nessa categoria é a falta de entendimento das boas maneiras nos negócios e isso causa, muitas vezes, impactos negativos à reputação da empresa. De acordo com o estudo, 62% dos viajantes de negócios confirmam que os erros de etiqueta afetam o objetivo final das empresas. Uma das principais dicas dadas pelos especialistas para evitar essas “gafes” é se inteirar muito bem dos costumes do país para o qual se está indo. “É interessante sempre conversar com alguém que já tenha ido para o país em questão ou fazer uma busca rápida na internet para ter um primeiro contato com a cultura de alguma forma”, explica a turismóloga e sócia da Elyontur – Agência de Viagens, Suzanne Sommer.

LEIA TAMBÉM:

Casal “Sem CEP” decide viver todos os dias como se fossem sábado

Filipinas promete para este mês passaporte mais seguro do mundo

8 acessórios para facilitar sua próxima viagem

Os dados apontam que pular esse item nos preparativos antes de pegar o voo não é uma boa escolha. Um terço (32%) dos viajantes de negócios admitem ter cometido gafes culturais em viagens internacionais e metade (49%) está preocupada se irá, mesmo que inconscientemente, ofender clientes ou um associado de negócios.

O consultor de etiqueta, Josué Lemos, dá o caminho das pedras e explica algumas informações que devem estar à mão em qualquer ocasião. “Quando ele viaja é importante que já tenha uma leitura de quais são os comportamentos, atitudes das pessoas que vivem lá, qual é a sua cultura e seus costumes”, ressalta. O primeiro passo, segundo o consultor, é saber qual a forma de cumprimentar daquele país. Após pesquisar isso, saber se apresentar é primordial, principalmente se estiver acompanhado. “A etiqueta determina que as pessoas sejam apresentadas por hierarquia: primeiro por idade, depois sexo e só então por cargo”, pontua. Conversar com atitudes e posturas corretas, saber entregar e receber seu cartão profissional e prestar atenção no que vestir também são pontos importantes que devem ser observados.

Na Prática

Para quem já está na lida, o dia a dia também é um ótimo professor – mesmo que aos trancos e barrancos no começo. Foi assim com o consultor em marketing digital, Fernando Kanarski, que abandonou seu emprego formal no Brasil para viajar o mundo enquanto trabalha. Mesmo com uma rotina diferente, ele afirma que algumas regras precisam ser seguidas sempre, independente do lugar onde se está. “Quando você está trabalhando fora do Brasil, a coisa é diferente. Uma das coisas que aprendi viajando é que você precisa ser direto no que quer. Brasileiro adora enrolar, mas no exterior não tem dessas”, destaca.

Ele afirma que tudo depende do bom senso e que observar como as pessoas se portam já um bom começo para não ficar sem graça em algum momento.

Preste Atenção

A turismóloga, Suzanne Sommer, também ressalta que algumas culturas têm rituais e regras bem específicas e se o viajante não ficar atento pode acabar passando por alguns apuros sociais. “Dependendo da religião, por exemplo, alguns homens não cumprimentam as mulheres com a mão. Isso pode ser observado nos judeus ortodoxos em Israel e em outros países, como Estados Unidos”, diz. No caso das mulheres, ficar atenta aos locais em que é necessário cobrir pernas, braços e a cabeça evitam alguns transtornos também.

Ao chegar em um país que possui uma cultura diferente da sua, observar como as pessoas se portam já ajuda a não cometer algumas "gafes". | Foto: Librestock
Ao chegar em um país que possui uma cultura diferente da sua, observar como as pessoas se portam já ajuda a não cometer algumas "gafes". | Foto: Librestock

No Japão, é comum tirar os sapatos para entrar nos locais. “Verifique sempre na entrada se há local para deixá-los e chinelos para visitantes”, completa a especialista. Outra atenção redobrada – e que pode se tornar o pesadelo dos canhotos – é a mão certa para se comer ao ir à Índia. A cultura desse local determina que é proibido se alimentar com a mão esquerda, pois a mesma é destinada unicamente para a higiene íntima.

Se ainda restar alguma dúvida se cumpriu o que a etiqueta manda? Siga a dica dada pelos viajantes entrevistados: peça desculpas!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]