Turismo

Como conseguir cidadania espanhola

Marina Mori, especial para a Gazeta do Povo
04/07/2017 18:32
Thumbnail

Foto: Pixabay

Ser cidadã brasileira e espanhola é uma conveniência inestimável para a produtora publicitária Tatiana de Novaes Gonzalez, de 36 anos. “Sempre vi vantagem na dupla cidadania e, agora, por conta das questões políticas do Brasil, sinto que é ainda mais importante saber que posso ir para outro lugar que considero meu país também”, conta. Neta de avô espanhol, ela e o irmão foram atrás do direito em 2009, quando perceberam que seria muito mais fácil concluir o processo primeiro com o pai, brasileiro.
Isso porque, segundo o Consulado Geral da Espanha em São Paulo, quem tem direito à cidadania espanhola são filhos e netos de pais espanhóis (mãe e/ou pai). Porém, quando a ligação é direta – de pai para filho – o processo é mais rápido. Existem outras exceções com relação ao direito, como nos casos de adoção, e as condições específicas são detalhadas a partir de uma série de perguntas feitas pelo consulado.
“Assim que o meu pai conseguiu a dupla cidadania foi uma questão de tempo até que eu e meu irmão também conseguíssemos”, diz. Segundo ela, a parte mais difícil foi encontrar alguns documentos específicos, como a certidão de nascimento da avó, brasileira. Passaram-se dois anos até reunir toda a papelada mas, depois disso, em menos de dois meses os passaportes espanhóis ficaram prontos.
Para obter a cidadania espanhola, os interessados devem apresentar a solicitação no Consulado Geral da Espanha em São Paulo, que atende aos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, e aguardar o contato do órgão para que o processo seja iniciado.

Documentos necessários

O consulado espanhol oferece uma lista dos documentos necessários a partir de um questionário disponibilizado no site. Para cada perfil de requerimento há documentos específicos. Para conferir quais são, porém, é preciso responder ao questionário.
No geral, são solicitados os passaportes dos pais (ou certificado de naturalização emitido pela Polícia Federal; no caso de pais falecidos, é preciso apresentar a certidão de óbito), bem como as certidões de casamento e de nascimento dos pais.

Tempo de espera

Uma vez apresentados todos os documentos, o trâmite é rápido, segundo o Consulado Espanhol. Demora por volta de três-quatro semanas, mas o prazo pode ser inferior em caso de necessidade.
Quanto custa: Os trâmites de nacionalidade nos Consulados são gratuitos.

Serviço

Consulado Geral da Espanha em São Paulo
Endereço: Avenida Brasil, 948, São Paulo.
Telefone: (11) 3087-2600 (11) 3087-2600
LEIA TAMBÉM