Turismo

Como viajar com adolescentes sem se aborrecer com eles

The New York Times
31/08/2018 07:00
Thumbnail

Dar um pouco de autonomia aos filhos durante a viagem é uma das chaves para ter férias tranquilas. Foto: Mafer Benitez/Unsplash.

Viajar com pré-adolescentes e adolescentes pode ser tão especial quanto desafiador, segundo Colin Farndon, diretor de lazer da Gleneagles, um hotel de luxo em Ebimburgo na Escócia, e pai. “As crianças dessa idade são muito divertidas”, diz ele. “Por outro lado, não querem necessariamente passar o dia todo ao lado de seus pais, mas ainda não têm idade suficiente para ficarem sozinhas por muito tempo.”
Qual é a melhor maneira de conseguir o equilíbrio ideal e ter certeza de que as férias da família serão agradáveis para todos? Aqui vão algumas dicas de Farndon:

Envolva seus Filhos no Planejamento da Viagem

Não há melhor maneira de estimular os pré-adolescentes e adolescentes em uma viagem familiar do que envolvê-los no processo de planejamento. Para isso, comece descobrindo para onde eles querem ir.
Farndon sugere apresentar aos jovens três ou quatro destinos e dar-lhes a opção de escolher qual eles se interessam mais. “Quanto mais eles se sentem responsáveis pela escolha, mais vão entender que a viagem é deles”, explica. Assim que vocês decidirem para onde vão, peça a ajuda deles para pesquisar as opções de atividades, atrações e restaurantes. Certifique-se de integrar pelo menos algumas delas na viagem.

Tenha um Itinerário

Um cronograma com pelo menos meio dia de planos definidos é uma boa ideia para evitar debates de última hora sobre o que fazer ou para onde ir. Um itinerário também garante que ninguém vai ficar desapontado se a atividade ou o passeio preferido de seu filho não estiver disponível, o que pode ser comum se você viajar durante a alta temporada.
Se estiver hospedado em um hotel, recrute a equipe de concierge para ajudar a planejar seus dias. Eles podem reservar eventos, restaurantes e passeios e recomendar as atividades e os guias turísticos mais adequados para crianças.

Encoraje as crianças a deixar os dispositivos eletrônicos de lado e curtir o momento

Foto: Annie Spratt/Unsplash.
Foto: Annie Spratt/Unsplash.
Adolescentes e pré-adolescentes tendem a ser muito apegados a seus equipamentos. Algumas regras sobre como e mesmo se eles vão usá-los são importantes durante a viagem, para que o tempo que vocês passam juntos não seja gasto com discussões sobre muito ou pouco tempo grudado na tela. Seja flexível, evite limites muitos duros, que podem irritá-los, mas os encoraje a curtir a experiência do momento, em vez de documentar tudo em seus celulares. Você também pode fazer com que o tempo que passam com os equipamentos seja educativo, baixando aplicativos e mapas relacionados a seu destino e encorajando seus filhos a explorar as informações.
Conversem antes da viagem sobre quais são as suas expectativas. Eles não poderão usar os dispositivos durante as refeições, por exemplo, mas sim por um determinado período de tempo pela manhã, antes de dormir ou enquanto estiverem perambulando pela cidade. Lembre-se de que provavelmente seus filhos vão querer tirar fotos e gravar vídeos com seus celulares e compartilhá-los com amigos e familiares – como você também fará. Da mesma forma, quaisquer que sejam as regras estabelecidas para eles, certifique-se de segui-las também. Eles não vão ficar felizes com os limites de tempo se você estiver verificando seu e-mail de trabalho durante as férias com eles.
Dê Um Pouco de Espaço
Nas férias em família, Farndon diz que seus filhos gostam de passar algum tempo longe dele e de sua esposa. “Dar-lhes espaço para serem independentes torna a viagem mais agradável para todos nós”, afirma. Se você tiver adolescentes mais velhos, considere permitir que explorem o destino sozinhos por algumas horas.
Muitos destinos, como museus, zoológicos e reservas naturais, oferecem visitas guiadas para essa faixa etária, onde as crianças não precisam estar acompanhadas por um adulto. Além disso, até mesmo os resorts tendem a ter atividades que os jovens e adolescentes podem participar sem os pais (falcoaria e arco e flecha são duas opções em Gleneagles, por exemplo).
Considere Passeios para Eles
Várias empresas de viagens oferecem excursões em grupo especificamente destinadas a famílias com crianças mais velhas. Reservar uma viagem desse tipo pode tirar o estresse do planejamento, e seu filho ou filhos estarão cercados por pessoas da mesma idade.
Entre os exemplos estão o operador de turismo ativo Backroads (que oferece passeios de bicicleta na Toscana ou trilhas e caminhadas na Islândia) e a Intrepid Travel, que tem entre seus seis roteiros uma viagem ao Vietnã e uma excursão pela natureza na África do Sul. A Butterfield & Robinson é outra empresa que pode criar itinerários personalizados para famílias. Espere pagar um pouco a mais por serviços como esses, mas eles podem valer a pena se você preferir deixar o planejamento para os especialistas.
LEIA TAMBÉM