• Carregando...
No centro histórico da Lapa, 14 quarteirões e 235 construções tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Fotos: Hedeson Alves/Gazeta do Povo
No centro histórico da Lapa, 14 quarteirões e 235 construções tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Fotos: Hedeson Alves/Gazeta do Povo| Foto:

Mesmo depois de séculos, a Lapa é uma cidade que ainda conserva as pegadas dos antigos tropeiros. Para resgatar um dos fenômenos que contribuíram para a formação do Paraná, o programa Aprendiz de Tropeiro organiza roteiros para conhecer a história, o patrimônio cultural e a gastronomia da Lapa em um fim de semana.

A iniciativa, desenvolvida pelo pesquisador Márcio Anis Mattar Assad, em parceria com o Hotel Tropeiro da Lapa, tem uma finalidade didática e é particularmente indicado para crianças e famílias. As atividades são realizadas no próprio hotel e incluem, entre outras coisas, a visita ao recanto turístico Caminho das Tropas, com a possibilidade de passeios a cavalo e de experimentar o típico café tropeiro preparado na fogueira, à moda antiga. O roteiro conta também com uma visita guiada ao centro histórico do município, que fica a cerca de 60 km de Curitiba e foi fundado em 1769 pelos tropeiros, viajantes que transportavam gado e mercadorias do Rio Grande do Sul até Minas Gerais, entre os séculos 17 e 19.

Passeio a cavalo pelo recanto turístico Caminho das Tropas.
Passeio a cavalo pelo recanto turístico Caminho das Tropas.

Hoje o centro da Lapa reúne o maior patrimônio cultural e conjunto arquitetônico preservado do Paraná. Ao todo são 14 quarteirões e 235 construções tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, como o Theatro São João, construído em 1876 em estilo neoclássico, e a Igreja Matriz de Santo Antônio, de 1784. São lugares que transpiram história, como a praça General Carneiro, onde, em 1894, as tropas republicanas (os chamados “pica-paus”) e federalistas (“maragatos”) travaram a batalha conhecida como Cerco da Lapa. A resistência dos republicanos comandados pelo general Ernesto Gomes Carneiro é celebrada ainda hoje nos museus da cidade, como o Panteon dos Heróis, o Museu Histórico e o Museu de Armas.

Interior do Theatro São João, construído em 1876 em estilo neoclássico.
Interior do Theatro São João, construído em 1876 em estilo neoclássico.

 

Memórias do tropeirismo são conservadas também na Casa Vermelha, um edifício construído em “pau a pique”, com madeiras verticais fixadas no solo entrelaçadas com vigas horizontais, onde se encontra um pequeno acervo do Museu dos Tropeiros e um centro de artesanato com cestarias, quadros, bordados e louças.

Gastronomia
Além dos aspectos culturais, o Aprendiz de Tropeiro proporciona também experiências gastronômicas, experimentando quitutes como o bolo pipoca, um bolinho de polvilho parecido com pão de queijo, e a coxinha de farofa enrolada na massa de pastel.

Prato típico da Lapa, a coxinha de farofa é feita em massa de pastel.
Prato típico da Lapa, a coxinha de farofa é feita em massa de pastel.

O hotel serve no almoço pratos típicos da tradição tropeira, como o arroz de carreteiro, o feijão tropeiro, a vaca atolada, a costela ao fogo de chão e a quirera lapeana. A refeição é servida no restaurante, que tem capacidade para 300 pessoas, ou no rancho, uma choupana com cozinha ao ar livre pensada para aulas-show da culinária tradicional.

Crianças aprendem sobre a história do município através do programa Aprendiz de Tropeiro.
Crianças aprendem sobre a história do município através do programa Aprendiz de Tropeiro.

Antes de deixar o município, vale a pena fazer uma parada na entrada da cidade para uma foto de recordação no Monumento ao Tropeiro, de Poty Lazzarotto (1924-1998), que fica na Avenida Manoel Pedro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]