• Carregando...
A Praça do Comércio, em Lisboa: brasileiros estão fazendo o caminho contrário dos descobridores. Foto: VisualHunt.
A Praça do Comércio, em Lisboa: brasileiros estão fazendo o caminho contrário dos descobridores. Foto: VisualHunt.| Foto: Han van Hoof

O Consulado-Geral de Portugal, em São Paulo, e o escritório consular em Santos, no litoral paulista, voltarão a receber pedidos de nacionalidade a partir de amanhã, quinta-feira (1) após duas semanas de suspensão do serviço. A medida valeria até o dia 2 de janeiro de 2019.

Em nota, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal decidiu revogar a suspensão temporária que ocorreu por conta da crescente demanda de brasileiros por vistos de residência, estudante e nacionalidade portuguesa. Segundo o Consulado, a grande quantidade de pedidos congestionou o sistema de processamento.

“Devido ao excesso de processos, os pedidos de nacionalidade têm sido concluídos somente oito meses a contar do dia em que passou para o status ‘Aguarda Integração’. Pedimos a compreensão dos requerentes, pois infelizmente não temos como agilizar essas integrações”, explica o corpo consular de São Paulo no site oficial.

Barrados na imigração

Vista do bairro de Alfama, em Lisboa. Foto: VisualHunt.
Vista do bairro de Alfama, em Lisboa. Foto: VisualHunt.

Brasileiros podem entrar em Portugal para fins diversos e permanecer por até 90 dias sem a necessidade de visto. Entretanto, de acordo com o advogado Gustavo Hofstaetter Tramujas, especialista em imigração e nacionalidade portuguesa, é importante que tenham atenção redobrada em relação às exigências da imigração.

“Nos últimos anos, [Portugal] têm barrado um número significativo de pessoas por não apresentarem requisitos comuns para a maioria das modalidades de vistos, dentre elas, apresentação de passaporte válido, passagem de ida e de volta, comprovante de alojamento e de subsistência, bem como seguro de saúde internacional”, conta.

>> Antes de ir para Portugal, saiba o que está acontecendo com os turistas por lá

Segundo o Consulado, só em 2017 foram mais de seis mil pedidos de nacionalidade protocolados em São Paulo, o dobro do registrado no ano anterior.

O governo português informou que há mais de 85 mil brasileiros com visto de residência no país — é a maior comunidade estrangeira em Portugal. Esse número não inclui aqueles que têm dupla nacionalidade (portuguesa ou de outro país da União Europeia), o que indica que a quantidade efetiva de brasileiros em solo lusitano é ainda maior.

LEIA TAMBÉM:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]