Turismo

Curitibano vai percorrer ex-repúblicas soviéticas a pé e de trem

Guilherme Grandi
21/07/2018 08:00
Thumbnail

Ike Weber é especialista em viajar pelo mundo gastando pouco. Foto: Ike Weber/acervo pessoal. | Picasa

Depois de percorrer as Américas, o sudeste da Ásia e o extremo oriente apenas com uma mochila nas costas, o jornalista e viajante curitibano Ike Weber embarca nesta semana para mais uma jornada de longo prazo. Desta vez ele irá para o leste europeu conhecer uma parte do mundo que poucos brasileiros se interessam.
Do sul da Alemanha até a Moldávia, serão três meses de caminhada gastando no máximo € 40 por dia (R$ 179). Isso é o mesmo que uma viagem supereconômica para os padrões europeus, usando muito transporte público e segurando nos gastos com alimentação e hospedagem.
Segundo Ike Weber, os países que ele irá percorrer agora são aqueles menos visitados pelos brasileiros se comparados ao restante do continente. “Primeiro a Polônia, depois a Bielorrússia, a Ucrânia, depois talvez Kaliningrado [província russa na beira do Mar Báltico] e a Moldávia, buscando mais o inusitado mesmo”, explica.

Viajante solitário

As jornadas de Ike Weber geralmente são solitárias, como as três primeiras expedições. Mas, desta vez, o começo da viagem pelo leste europeu será na companhia do pai, de 90 anos, e da filha de apenas 2 anos.
“O começo vai ser com mais comodidades, gastando um pouco mais. Conhecer a Alemanha era um sonho do meu pai”, diz o jornalista. Mas depois vai ser “uma viagem solitária de mochila e econômica”.
Por onde passa, o viajante coleciona novos amigos. No extremo oriente, no ano passado, ele encontrou esta turma de chineses, coreanos, indianos e malaios. Foto: Ike Weber/acervo pessoal.
Por onde passa, o viajante coleciona novos amigos. No extremo oriente, no ano passado, ele encontrou esta turma de chineses, coreanos, indianos e malaios. Foto: Ike Weber/acervo pessoal.
No caminho pelo leste europeu, Ike Weber vai se deparar com muitas referências do antigo império soviético. Parte dos países que serão visitados formavam a União Soviética, como a Ucrânia, a Bielorrússia e a Moldávia.
Toda a viagem será registrada nas redes sociais do viajante e também através do monitoramento de um microchip que ele irá carregar pelo caminho. A expectativa é terminar a jornada em meados de outubro.
LEIA TAMBÉM: