Turismo

Das 40 melhores cidades pequenas para envelhecer, 4 estão no Paraná

Da redação
09/05/2017 07:52
Thumbnail

Pato Branco aparece em 11º lugar e é a melhor colocada do PR (Foto: Divulgação/Prefeitura de Pato Branco)

Dos 348 municípios brasileiros que têm entre 50 mil e 100 mil habitantes, 40 se destacam por oferecer boas condições de vida para as pessoas com mais de 60 anos. Desses 40, quatro estão no Paraná, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, elaborado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, em parceria com a FGV.
O índice aborda um amplo conjunto de indicadores, capaz de contemplar diferentes características entre os municípios brasileiros. Os municípios foram classificados segundo sete variáveis: Indicadores Gerais; Cuidados de Saúde; Bem-Estar; Finanças; Habitação; Educação e Trabalho e Cultura e Engajamento, que receberam pesos com base nas principais necessidades da população na terceira idade.
O clima também foi levado em conta e tirou pontos dos municípios. Ou seja, de acordo com a frequência dos dias com altas temperaturas, chuvas intensas ou baixa umidade, a pontuação caia ou aumentava.
Na seleção das melhores cidades para envelhecer, a FGV/EAESP encontrou algumas características comuns: força econômica; certa abundância de serviços de saúde; estilo de vida ativo; e oportunidades de estímulo intelectual, além de relativa qualidade da estrutura de habitação, com índices de violência menores, se comparados às demais.
No Paraná
Em 11º lugar na lista, encontra-se Pato Branco. De acordo com o relatório, o número de equipamentos para diagnóstico, bem como a quantidade de fisioterapeutas, colaborou para que a cidade fosse classificada em 4º lugar em cuidados de saúde. Para o que precisa ser trabalhado, é apontada a diminuta quantidade de condomínios residenciais para idosos, assim como de instituições de longa permanência para idosos, o que melhoraria a promoção da qualidade de vida na cidade.
Marechal Cândido Rondon aparece em 27º na lista, considerando a reduzida incidência de violência de diversos tipos, de alcoolismo e de diabetes na cidade. E mesmo com o bom desempenho na categoria de bem-estar, o relatório cobra mais atenção dedicada aos temas relevantes para cultura e engajamento, assim como para educação e trabalho.
Em 37º lugar está Francisco Beltrão, que figura entre as 10 de melhores em desempenho quando se trata de cuidados de saúde, revelando o potencial de assistência de saúde disponível à sua população. O número de idosos que residem com outros parentes e a disponibilidade de condomínios residenciais para idosos comprometeram o desempenho da cidade na dimensão habitação.
Logo em seguida, na 38ª posição, está Cianorte, e moradia é um tema que pode contribuir para melhor classificação da cidade. Em contrapartida, nos indicadores gerais, a cidade está bem colocada.
No Brasil
Das 40 melhores cidades pequenas para quem tem mais de 60 anos, 10 estão na região Sul e 30 na região Sudeste. Veja a lista:
Leia mais