Turismo

De Harry Potter a zumbis: parques temáticos se renovam para conquistar os millennials

Da redação
28/07/2016 18:50
Thumbnail
Os millennials (jovens entre 18 e 34 anos) são o maior grupo demográfico da atualidade e por isso tem se tornado alvo de produtos e serviços em diversos setores, e no turismo não é diferente. Depois de aplicativos, roteiros e hotéis pensados para os millennials é a vez dos parques temáticos focarem nesse nicho de mercado. Uma pesquisa realizada pelo Foursquare identificou um crescimento de 5% na visitação do parque Universal Studios Hollywood entre 2014 e 2016, um número recorde para esse segmento.
Gráfico mostra o crescimento de visitas nos parques da Universal após investimento nos millennials. Foto: Foursquare.
Gráfico mostra o crescimento de visitas nos parques da Universal após investimento nos millennials. Foto: Foursquare.
Esse crescimento começou com investimentos em atrações baseadas em filmes e seriados como a montanha-russa Fast & Furious: Supercharged 3D (2015) e a cidade fictícia de Springfield, adjacente ao The Simpsons Ride (2015). Inaugurado em julho de 2014 a atração Wizarding World of Harry Potter at Diagon Alley, alavancou um crescimento de 25% nas visitas da Universal Studios Orlando e quando inaugurada no parque de Hollywood, em abril de 2016 garantiu um crescimento de 63% nas visitas durante a primeira semana e 58% na segunda. Os zumbis do The Walking Dead Attraction, que teve seu lançamento em julho de 2016, na Universal Studios Orlando, não ficaram atrás e já apresentaram um crescimento de 35% dos millennials no parque norte-americano.
LEIA TAMBÉM
Essas atrações também mudaram o perfil dos visitantes do parque, que anteriormente era majoritariamente estrangeiro ou turista, pois os millennials locais passaram a visitar os empreendimentos, como uma atividade de fim de semana. A pesquisa apontou um crescimento de 3,75% de visitantes norte-americanos nos parques temáticos e a média de turistas internacionais se manteve em 1,25%. As férias escolares, entre janeiro e março e julho e agosto continuam sendo os períodos de maior procura aos parques, mas os outros meses registraram crescimento com a visita do público local.
Gráfico mostra o crescimento do público local nos parques temáticos. Foto: Foursquare
Gráfico mostra o crescimento do público local nos parques temáticos. Foto: Foursquare
A indústria de parques temáticos nos Estados Unidos movimento US$ 18 bilhões e cresce um percentual de 3% anualmente. O investimento feito pelos parques da Universal nos millennials ocasionou um crescimento recorde e comprova o poder desse grupo demográfico na economia atual.