Turismo

Cidade do litoral do Paraná é uma das melhores em desempenho turístico do Brasil

Guilherme Grandi
28/02/2018 12:00
Thumbnail

Cidade é aposta do Turismo. Foto: Prefeitura de Pontal/divulgação.

A nova atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, divulgada pelo Ministério do Turismo, apontou que a cidade de Pontal do Paraná é a que teve o melhor desempenho em promover atividades turísticas em todo o estado, depois de Curitiba e Foz do Iguaçu. Ao todo, 27 municípios tiveram crescimento econômico pelo setor, seja por terem aumentado o número de empregos através do turismo, ampliado a quantidade de leitos para hospedagem ou mesmo o fluxo de turistas domésticos e internacionais.
O levantamento mostra que 283 cidades do Paraná possuem algum tipo de estrutura para receber turistas, e Pontal se destacou como uma das que mais trabalharam para desenvolver as atividades, segundo o Ministro do Turismo, Marx Beltrão. “A melhoria na classificação de um destino importante como o Pontal do Paraná mostra que nossos municípios têm trabalhado cada vez mais para fortalecer a atividade turística”, conta ele apontando que a pasta tem atendido as demandas de infraestrutura, legalização e qualificação dos serviços pedidos pela cidade. A última atualização do mapa ocorreu em 2014.
A explicação para essa melhora é de que o litoral do Paraná tem sido um dos destinos do estado mais procurados pelos turistas. A diretora técnica da Paraná Turismo, Deise Maria Fernandes Bezerra, conta que as praias paranaenses já são o terceiro local mais visitado, só perdendo para Foz do Iguaçu e Curitiba. “No litoral, se desenvolveu uma estrutura relevante de hospedagem, com o surgimento de mais hotéis, pousadas, campings, etc”, explica.
O mapa é usado pelo Ministério do Turismo como base para investimentos na infraestrutura turística, conseguindo apontar quais destinos têm maior ou menor potencial. Assim, a pasta pode direcionar verbas de acordo com a vocação de cada cidade. Nesta atualização, 17 municípios paranaenses perderam posições no ranking.
É de Pontal do Paraná que saem as barcas para a Ilha do Mel, um dos destinos mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros no litoral do estado. Foto: Prefeitura de Pontal/divulgação
É de Pontal do Paraná que saem as barcas para a Ilha do Mel, um dos destinos mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros no litoral do estado. Foto: Prefeitura de Pontal/divulgação

Pontal além da temporada

A melhora de Pontal do Paraná no ranking do Ministério do Turismo não foi à toa. O próprio ministro destacou a cidade entre as que mais investiram na promoção turística, com festas e eventos o ano todo e melhorias na infraestrutura. De acordo com secretário municipal de desenvolvimento e turismo, Ezequiel Tavares, as melhorias começaram há alguns anos e se intensificaram desde 2016. “A orla de Pontal tem recebido diversas obras de infraestrutura, como pavimentação e calçamento, onde o Instituto Ambiental do Paraná autoriza sem afetar a restinga”, conta.
Movimento de banhistas no Balneário Grajaú, em Pontal do Paraná. Foto: Giuliano Gomes/Gazeta do Povo
Movimento de banhistas no Balneário Grajaú, em Pontal do Paraná. Foto: Giuliano Gomes/Gazeta do Povo
Entre os balneários que receberam melhorias na orla estão Ipanema e Praia de Leste. Já em outros, onde a vegetação não pode ser alterada, ainda serão construídas passarelas e mirantes sobre a restinga, como Pontal do Sul, Shangri-la e Marisol. “Já estive três vezes em Brasília neste ano para conseguir verbas e fazer estas obras andarem”, explica o secretário. A cidade possui 23 quilômetros de praias, com 48 balneários e atrativos que vão da areia à mata preservada.
Além disso, é de Pontal do Paraná que saem as barcas de passageiros para a Ilha do Mel, muito procurada por brasileiros e estrangeiros em busca de ecoturismo. O paraíso, que possui o mesmo tamanho da famosa Fernando de Noronha, tem 95% da sua superfície coberta por mata nativa que forma um dos ecossistemas mais importantes do Brasil, com manguezais, restingas, brejos litorâneos e caxetais. A Ilha do Mel possui uma ocupação máxima de 5 mil turistas ao dia, marca que é facilmente atingida na alta temporada.
Ao longo do ano são promovidos festivais e festas para movimentar a cidade mesmo fora da temporada de verão. Entre eles estão a tradicional festa do caranguejo, em janeiro; a carreata e feira gastronômica em homenagem ao padroeiro da cidade, em março; o encontro de motociclistas em maio; o festival de inverno em julho; e a festa do camarão e do chope em setembro.

Grandes regiões turísticas

Esta nova atualização do Mapa do Turismo Brasileiro mostrou que os principais municípios turísticos do Paraná formam oito polos de atração. Deise Maria, da Paraná Turismo, explica que isso não é uma coincidência, já que eles estão próximos a grandes cidades que já possuem um alto fluxo de turistas. “São macrorregiões que concentram mais municípios, com mais movimento, com pessoas que pernoitam ou passam pelo menos 24 horas no local”, explica.
São também cidades que possuem secretarias e associações de estabelecimentos que buscam promover ações turísticas em conjunto, como o Curitba Convention & Visitors Bureau, que concentra a capital, a região metropolitana e o litoral; o Iguassu Convention & Visitors Bureau, na tríplice fronteira; os regionais de Londrina e Maringá, entre outros.
Conheça as grandes regiões turísticas que concentram os 29 municípios do Paraná mais bem classificados pelo Mapa do Turismo Brasileiro (veja mais abaixo como é feita esta classificação):
Rotas do Pinhão
O roteiro das Rotas do Pinhão é formado por 16 cidades do primeiro planalto do Paraná, mas apenas Curitiba se destaca entre os principais do Mapa do Turismo Brasileiro. Além disso, a capital do estado possui a classificação A, por possuir uma infraestrutura turística mais bem desenvolvida, além de um movimento consolidado de viajantes a lazer ou negócios.
A região oferece atrativos de aventura, história, vinícolas, spas, parques e diferentes formatos de hospedagem.
Cataratas e Caminhos de Itaipu
A região da tríplice fronteira é destacada por Foz do Iguaçu que, junto de Curitiba, é classificada na categoria A de investimentos turísticos. Lá também está o município de Mercedes, próximo ao reservatório da usina de Itaipu, que se destacou no ranking do Ministério do Turismo.
As Cataratas e a Usina de Itaipu são os atrativos mais procurados pelos turistas nesta região.
Litoral do Paraná
Dos cinco grandes municípios do litoral do estado, apenas Pontal do Paraná e Antonina aparecem entre os principais destaques do Mapa do Turismo. O berço da colonização chega a receber mais de um milhão de pessoas nas festas de final de ano.
Riquezas do Oeste
Na região de Cascavel e Toledo está este roteiro que se destaca principalmente pelo agronegócio e as tradições gastronômicas. Lá estão três cidades que tiveram um desempenho considerável no levantamento do Ministério do Turismo: Boa Vista da Aparecida, Iguatu e Palotina.
Campos Gerais
O antigo caminho dos tropeiros e a colonização europeia dão o tom dos Campos Gerais. A região vem buscando melhorar sua estrutura turística nos últimos anos, com a profissionalização das colônias de imigrantes, famosas pela gastronomia. O Mapa do Turismo Brasileiro aponta as cidades de Castro, Jaguariaíva e Palmeira como as que tiveram mais investimentos.
Corredores das Águas
No noroeste do Paraná está o roteiro voltado principalmente o ecoturismo, com atrações realizadas no leito de rios caudalosos como Piquiri, Ivaí e Paranapanema. São oito cidades destacadas pelo Ministério do Turismo nesta última atualização do Mapa: Doutor Camargo, Flórida, Francisco Alves, Lobato, Marilena, Nova Olímpia, Maria Helena e São Carlos do Ivaí.
Vale do Ivaí
A região concentra importantes santuários religiosos do Paraná, como o dedicado a Santo Expedito em Apucarana e outro à Santa Rita de Cássia em Lunardelli, ambos interligados pelo circuito Rota da Fé. No Mapa do Turismo Brasileiro, destacam-se as cidades de Faxinal, Grandes Rios, Marumbi e Rio Bom.
Entre Morros e Rios
Entre os principais atrativos turísticos da região, destacam-se as edificações religiosas, as peregrinações da Rota da Fé e a gastronomia com pratos típicos e festividades. Lá estão os municípios de Pitanga e Rio Branco do Ivaí.
Outras regiões e destaques:
Lagos e Colinas – a região é margeada pelo rio Iguaçu e conta com inúmeras hidrelétricas e lagos que favorecem a prática de esportes náuticos e pesca esportiva, além de recantos de lazer nas represas de Foz do Areia, Salto Osório e Salto Santiago. Apenas o município de Foz do Jordão aparece entre os principais do Ministério do Turismo.
Norte do Paraná – a cafeicultura e a colonização japonesa são as principais marcas desta região, com destaque apenas para a cidade de Lupionópolis.
Vales do Iguaçu – a região é muito conhecida por suas fontes de água hidrotermal e pelo cultivo da uva em vinícolas e festas gastronômicas. O município de Renascença é o único representante entre os principais do Mapa do Turismo Brasileiro.
Terra dos Pinheirais – Localizada no centro-sul do Paraná, é uma região com densas florestas de araucária, clima temperado e rios caudalosos, também muito procurados para o ecoturismo. Lá se destaca a cidade de Teixeira Soares.

Categorias do Mapa

A nova categorização do Mapa do Turismo Brasileiro foi elaborada para acompanhar o desempenho da economia do turismo nos municípios do país, e serve também como base de políticas públicas e direcionamento de verbas federais. Ele também serve para mostrar às prefeituras que o setor também é uma importante atividade econômica, e que deve ser fortalecido para gerar renda e emprego para os moradores.
De acordo com Leonardo Riul, coordenador-geral de mapeamento e gestão territorial do Ministério do Turismo, será feita uma atualização periódica do Mapa para acompanhar a evolução do turismo em cada município brasileiro. “É importante ressaltar que a categoria não é uma nota, mas sim uma forma de agrupar os municípios parecidos para que possam trabalhar unidos visando um crescimento conjunto na região onde estão”, explica ele mostrando a importância da regionalização das políticas públicas para o desenvolvimento turístico.
Ainda segundo o coordenador, as cidades grandes e pequenas precisam trabalhar unidas para promover seus atrativos. “Isso faz com que a economia gire na região como um todo”, completa.
Por outro lado, as cidades que perderam posições no ranking passarão por um estudo para levantar o que ocorreu para a queda no índice. Ainda não há planos elaborados para o que será feito.
LEIA MAIS: