• Carregando...
Foliões curtem o bloco "Simpatia é quase amor", no Rio de Janeiro. Foto: Deisi Rezende/Ag. O Dia
Foliões curtem o bloco "Simpatia é quase amor", no Rio de Janeiro. Foto: Deisi Rezende/Ag. O Dia| Foto: GAZETA

“Em fevereiro tem carnaval“, já avisava Jorge Ben Jor em 1969, quando lançou “País Tropical”. E, a despeito da persistente ressaca de réveillon, que parece não arredar pé, fevereiro está logo ali, com uma nova folia prontinha para ser curtida com muita purpurina.

Brasileiro sabe disso melhor que ninguém. Por isso, as buscas por viagens no carnaval já estão agitadas como a multidão que vai atrás dos trios-elétricos. Por falar nele, Salvador, claro, figura entre os cinco destinos mais buscados pelos brasileiros no Booking.com, plataforma de hospedagem em hotéis e pousadas. Junto da cidade baiana estão Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis e Recife.

O levantamento do Airbnb – plataforma de hospedagem em que o viajante aluga um quarto ou uma casa inteira, em vez de um hotel – ainda não está finalizado, mas a tendência é que destinos como Rio de Janeiro, Recife e Salvador também encabecem a lista, como aconteceu no ano passado. Em 2017 essas cidades tiveram um crescimento de procura de 66%, 97% e 50%, respectivamente.

A surpresa ficou por conta do crescimento impressionante de cidades cujo carnaval está se tornando mais popular recentemente. São Paulo teve um crescimento de 187% nas buscas para o período, enquanto Ouro Preto cresceu ainda mais: 300%.  Segundo o próprio Airbnb, o site hospedou mais de 100 mil pessoas no ano passado e a perspectiva para este ano é que esse número seja ainda maior.

Salvador, na Bahia, deve ser novamente o destino mais procurado pelos foliões no Brasil. Foto: Pixabay.
Salvador, na Bahia, deve ser novamente o destino mais procurado pelos foliões no Brasil. Foto: Pixabay.

Na terra do axé, a festa começa na quarta-feira (7). São três circuitos principais por onde passam os trios e que exigem a compra de abadás, fora os blocos sem cordas e o Carnaval Pipoca, que são gratuitos. Rio de Janeiro e São Paulo têm os tradicionais desfiles das escolas de samba, além de inúmeros blocos de rua. No sul do país, Florianópolis também tem desfile de escolas de samba e blocos de rua. Já a programação de Recife tem blocos de rua tanto na capital pernambucana quanto na vizinha, Olinda. No sábado (10), também há o desfile do Galo da Madrugada, que já esteve no Guinness Book como o maior bloco de carnaval do mundo.

Ainda de acordo com o Booking.com, o Brasil deve receber muitos turistas estrangeiros no período de folia. Na plataforma, as nacionalidades que mais reservaram hospedagens no país para o carnaval foram os argentinos, os chilenos, os franceses e os britânicos.

LEIA TAMBÉM:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]