Turismo

Quer fugir do carnaval? Confira destinos “tranquilos” pelo Brasil e mundo

Amanda Milléo
29/01/2016 22:00
Thumbnail

Nos retiros de ioga, a programação é intensa: aulas teóricas, horas de meditação e alimentação orientada pelo vegetarianismo ou veganismo. Foto: Bigstock.

Fugir no fim de semana para um retiro de ioga ou de meditação é uma atividade ainda pouco conhecida no Brasil, apesar das diferentes opções pelo país. A programação é intensa, com a prática de ioga misturada às aulas teóricas, horas de meditação e alimentação orientada pelo vegetarianismo ou veganismo. Mesmo quem é inexperiente na prática não se sente deslocado e ainda tem uma visão geral do modo iogue de viver. Além disso, boa parte dos retiros é realizada em cidades do interior, próximas à natureza, com várias alternativas de turismo.
Quem estiver interessado em buscar um retiro espiritual deve levar em consideração alguns detalhes. Um retiro clássico, de acordo com Daniela Reis, professora e proprietária do espaço Gaya Bem-Estar, de Curitiba, vai de sexta-feira a domingo, com aulas teóricas, práticas e de meditação, que normalmente se iniciam logo ao amanhecer ou bem antes do sol surgir, às 4h30.
“Energeticamente, esse horário é mais limpo e puro, e as pessoas ainda estão em silêncio, com o corpo mais disponível à meditação. Fazer a aula em jejum também é indicado, porque o estômago vazio ajuda a manter o abdome e o baixo ventre recolhidos, protegendo a coluna e as funções internas”, explica Daniela, que promoveu no ano passado um retiro na Chácara Shanti Gaia, em Campo Alegre (SC).
Custo médio
Dependendo do local, a hospedagem e alimentação ficam em torno de R$ 600, por pessoa. É preciso confirmar com cada espaço, mas há retiros que permitem que os hóspedes compartilhem os quartos, reduzindo o valor da diária. Cada local tem suas regras, mas algumas são gerais, como levar um chinelo que será usado nas dependências, e roupas quentes – visto que muitos ficam nos topos de serras e morros, com temperaturas baixas.
Quatro Barras (PR)
Fotos: divulgação.
Fotos: divulgação.
Sem sair da Região Metropolitana de Curitiba, o espaço Vidya Yoga (foto) oferece cursos e retiros da prática na sede em Quatro Barras, e também nas unidades da capital. As atividades ofertadas vão desde a prática de ioga à alimentação (vegana) e até mesmo palestras de como reduzir o estresse e mantras. Durante o carnaval, é tradição o Retiro de Desintoxicação, feito na sede, onde também é possível agendar alguns dias para descanso, meditação, consultas e aconselhamentos. Informações no site.
Campo Alegre (SC)
Florianópolis (SC)
Alto Paraíso (GO)
Bali (Indonésia)
Soledad de Minas (MG)
Portalón (Costa Rica)
Neuville au Bois (França)