Turismo

Passaporte italiano: cidadãos que vivem em Curitiba têm dificuldade em renovar o documento

Rodrigo Batista, especial para a Gazeta do Povo
01/02/2018 12:00
Thumbnail

Renovação do passaporte italiano por cidadãos que moram no Brasil tem gerado dor de cabeça. Foto: Bigstock.

Obter ou renovar um passaporte pode ser uma dor de cabeça para quem tem cidadania italiana. O problema, entretanto, não está relacionado ao trâmite do documento brasileiro.
Os transtornos têm ocorrido para quem precisa fazer o pedido do documento italiano por meio da página consular da Itália. O passaporte italiano é requerido por quem vai viajar para o país europeu ou transitar de lá para outros lugares do mundo.
O problema também acontece para outros agendamentos pela internet. Por causa da demora, muitas pessoas têm desistido de ficar na fila de espera.
Para realizar o pedido de passaporte italiano ou de algum outro documento do país europeu, é necessário que aqueles que têm cidadania entrem no site do consulado mais próximo e façam o pedido. O Viver Bem ouviu alguns cidadãos italianos que vivem em Curitiba e que relataram dificuldades em concluir o pedido.
Devido à instabilidade no sistema oferecido, muita gente sequer consegue finalizar o requerimento pela internet.

Instabilidade

O empresário Marcos Maranhão tentou, durante o ano de 2017, fazer o agendamento pela internet do pedido de passaporte italiano três vezes. Não teve sucesso. Ele está com as férias marcadas para ir neste mês de fevereiro para a Itália e, mesmo com a cidadania, preferiu utilizar o passaporte brasileiro para viajar até o país europeu.
“É uma dificuldade muito grande fazer esse agendamento, que acontece só pela internet. Se em poucos minutos você não conclui o procedimento, não consegue realizar o pedido. Por telefone, eles sequer te atendem no consulado aqui de Curitiba”, reclama.
Cidadãos italianos precisam fazer requerimentos e agendamentos pela internet. Foto: Reprodução.
Cidadãos italianos precisam fazer requerimentos e agendamentos pela internet. Foto: Reprodução.

Outros documentos

A psicóloga Sofia Giordano, que é argentina e possui cidadania italiana, passou por outro problema: ela precisa informar ao consulado italiano sobre o nascimento de seus filhos para que eles também possam ter, como ela, os mesmos direitos que a nacionalidade italiana possibilita, como o é o caso do passaporte.
Ela também teve que agendar pela internet o pedido com o consulado. “Fui até lá (ao consulado) e fui informada que primeiro eu deveria marcar pela internet um horário, para qualquer trâmite. Fui embora com um papel. Tentei por vários dias e não consegui marcar nada. Acabei desistindo”.

Resposta

A reportagem entrou em contato por telefone com o consulado da Itália em Curitiba para saber o porquê dos problemas, mas as ligações não foram atendidas. Os questionamentos também foram enviados por e-mail ao consulado, mas não foram respondidos.
***
LEIA TAMBÉM