Turismo

Em SP, casal encontra câmera escondida em quarto de apartamento alugado no Airbnb

Infomoney
29/01/2018 16:41
Thumbnail

Câmera estava escondida em quarto do apartamento alugado. Foto: Ty Carlson/Unplash.

Um casal de turistas que passava férias em São Vicente, litoral de São Paulo, encontrou uma câmera escondida atrás de um espelho no apartamento alugado por meio da plataforma do Airbnb na última quinta-feira (25).
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o caso foi registrado no 1º Distrito Policial de São Vicente.
O casal formado por uma arquiteta, de 28 anos, e um analista de sistemas, 27, ambos moradores de São Bernardo do Campo, em São Paulo, registraram em boletim de ocorrência pois, ao chegarem no apartamento, no primeiro dia de reserva, identificaram uma luz que mudava de cor atrás do espelho do quarto.
Incomodados, foram investigar e viram que se tratava de uma câmera que estava gravando. Eles ainda afirmaram que, logo após desligar a câmera, receberam uma ligação do proprietário do imóvel questionando se tiveram algum problema com sua estadia. O analista de sistemas contou sobre a câmera e o proprietário, por sua vez, justificou que ela estava instalada por “motivos de segurança”.
A reserva do casal era de quatro dias, contando a partir da última quinta-feira, mesmo dia em que a câmera foi identificada. Eles imediatamente deixaram o apartamento e, por volta das 19 horas, já estavam na delegacia registrando o Boletim de Ocorrência. O caso foi registrado como localização e apreensão de objeto.
Ainda segundo a SSP-SP, a câmera foi apreendida e está em investigação da Polícia Civil.
Procurado pelo InfoMoney, o Airbnb afirmou que o proprietário do apartamento já foi banido da plataforma e que as regras da plataforma são “muito claras e rígidas quanto ao uso de câmeras”.
A empresa enviou o seguinte comunicado:
“O Airbnb já registrou mais de 260 milhões de chegadas de hóspedes em todo o mundo e incidentes como este são extremamente raros. O Airbnb leva a muito a sério a privacidade, e não há espaço em nossa comunidade para esse tipo de comportamento.
As regras de uso da plataforma são claras ao proibir câmeras em quartos ou banheiros. Caso estejam em outros locais da casa, essa informação deve ser divulgada no anúncio.
Assim que tomamos conhecimento deste incidente, banimos permanentemente este anfitrião de nossa plataforma. Estamos em contato e dando assistência aos hóspedes. Além disso, estamos à disposição das autoridades policiais para auxiliar na investigação.”
Essa não é a primeira vez que câmeras escondidas são identificadas em propriedades alugadas no Airbnb: no ano passado, um casal que havia alugado uma casa em Longboat Key, na Flórida, também encontrou duas câmeras escondidas na propriedade – uma no quarto e uma na sala de estar.