Turismo

Entrar com bagagem de mão nos EUA fica mais difícil; veja o que muda

Guilherme Grandi
27/06/2018 12:48
Thumbnail

A inspeção será intensificada nos voos para os EUA a partir deste final de semana. Foto: Bigstock

Quem viajar para os Estados Unidos nestas férias de julho vai passar por uma inspeção mais rigorosa. A partir deste final de semana, as companhias aéreas que voam para a terra do Tio Sam terão de apertar a fiscalização dos turistas antes de embarcarem, com uma revista mais rigorosa nas bagagens de mão.
A exigência por uma inspeção mais intensa foi determinada no último dia 25 pela Autoridade Norte Americana de Segurança da Aviação Civil (TSA, na sigla em inglês), e acatada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Além da fiscalização mais rigorosa, também fica proibido entrar no avião com substâncias em pó acima de 350 ml. Antes, apenas embalagens com líquidos acima de 100 ml eram proibidos de serem levados à bordo.
Veja abaixo o que pode ser levado na bagagem de mão com restrições, de acordo com as novas regras da TSA:
  • Embalagens com produtos em pó até 350 ml. Acima disso, apenas leite em pó é permitido
  • Medicamentos com receita que comprovem o uso
  • Produtos adquiridos no duty-free shop
  • Embalagens com produtos líquidos até 100 ml
O restante das embalagens com líquidos, géis, aerosóis e em pó devem ser despachados junto da bagagem pessoal no momento do check-in.
Além disso, a TSA também determinou que os pertences de mão podem ser submetidos aleatoriamente à inspeção de segurança pela companhia aérea. Essa medida já é prevista pela autoridade desde 2017, mas agora será reforçada pelos agentes aeroportuários.

Impactos

A inspeção aleatória da bagagem de mão já é de praxe nos aeroportos brasileiros, e agora será intensificada. Foto: Unsplash.
A inspeção aleatória da bagagem de mão já é de praxe nos aeroportos brasileiros, e agora será intensificada. Foto: Unsplash.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou, através de uma nota à imprensa, que está avaliando as novas medidas e os impactos em voos que possam ocorrer no Brasil, e que participa de discussões técnicas internacionais para atualizar a necessidade de alteração de alguma medida de segurança nos aeroportos do país.
Apesar do controle mais rigoroso, a Anac diz que os passageiros não precisam chegar ainda mais cedo para embarcar em voos internacionais. O tempo mínimo continua de duas horas de antecedência. A orientação para a mudança “é justamente que os passageiros se atentem à nova regra e despachem caso precisem transportar quantidade maior que 350ml de substância em pó”, completa a nota da agência.
De acordo com a TSA, o objetivo destas novas regras é aumentar a segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita, em especial durante as férias de ano em que há um aumento expressivo no fluxo de turistas de todo o mundo para os Estados Unidos.
LEIA TAMBÉM: