Turismo

10 erros de viagem para não cometer mais

Redação
25/10/2016 16:15
Thumbnail

Foto: Bigstock

1. Encher a mala

Você imagina todos os cenários bonitos que estarão em sua viagem e quer ter diversos looks combinando com a paisagem do local. É tentador levar tudo que tem de mais estiloso e pensar que vai usar. Mas a verdade é que vai se arrepender se encher demais a mala, pois, além de dificultar o transporte da bagagem, isso pode gerar custos a mais na hora de embarcar no avião.
Tente ser realista quanto à possibilidade do que fazer no seu destino. Além disso, já combine as peças antes de colocá-la na mala. Se se sentir inseguro em relação a alguma roupa, deixe-a. Leve apenas o que tem certeza que cai bem em você e que vai ficar bom nas fotos da viagem. É importante saber o clima e a estação do local para não ter que acabar comprando roupas caras por lá.
Outra dica é arrumar tudo que vai levar e, no fim, reduzir pela metade. Assim você evita de levar peças desnecessárias e ainda há a possibilidade de algumas serem lavadas na viagem, se for preciso. Lembre-se que sempre haverá o peso extra de presentes e lembranças que fazem parte da experiência de viajar.

2. Comprar escalas sem tempo suficiente entre os voos

Foto: Visualhunt
Foto: Visualhunt
Curitibanos sabem muito bem que condições de voo mudam drasticamente. Às vezes sai mais barato comprar passagens de linhas aéreas diferentes mas não existe garantia de que conseguirá pegar os voos em tempo. Se for da mesma linha, eles te ajudarão a encaixar um próximo horário caso tenha perdido por atraso do voo anterior.

3. Não checar o plano de dados do celular

Antes de viajar confira o que seu plano do celular cobre pois taxas no exterior costumam ser altas. Caso esteja em cima da hora, evite cobranças deixando o celular em modo avião assim que embarcar ao seu destino. Assim, ainda conseguirá conectar o wi-fi. Se quiser ter internet sempre na viagem, procure um plano internacional ou um cartão SIM local quando chegar ao destino.

4. Esquecer de planejar como lidar com o dinheiro

Usar o cartão de crédito no exterior pode causar taxas altas e deixar sua viagem ainda mais cara. Outra medida importante é informar seu banco sobre a viagem para que ele não congele sua conta imaginando que se trata de alguma fraude. Por isso, uma visita ao banco antes pode prevenir dor de cabeça.
Não esqueça de ter dinheiro vivo, pois não são todos os lugares que aceitam cartões. Além disso, antecipe-se para fazer o câmbio quando a moeda desejada estiver mais baixa.

5. Checar os documentos de última hora

(Foto: Polícia Federal/Divulgação)
(Foto: Polícia Federal/Divulgação)
Antes de comprar sua passagem, é imprescindível ver se seu passaporte estará válido durante toda a viagem. Se não, é preciso agendar a renovação. Também é preciso consultar sobre a necessidade de visto.

6. Querer conhecer muitos lugares de uma só vez

É claro que você vai querer aproveitar a viagem para visitar muitos pontos, mas é importante ser realista quanto às possibilidades de atividades para que o passeio não fique sobrecarregado e que você não consiga curtir, relaxar e refletir.

7. Confiar demais na memória

Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
Em viagens é necessário ter um itinerário e dados de hospedagem em mãos. Uma recomendação é imprimir uma folha com as informações e mantê-las no bolso ou local de fácil acesso. Assim, se a Internet não funcionar, se a bateria do celular acabar e se suas malas forem extraviadas você ainda sabe para onde ir e o que fazer.

8. Ficar distraído

Em todos os países do mundo tem possibilidade de você ser furtado. Por mais que queira curtir a paisagem e a cidade, fique atento aos seus pertences. No hotel, procure alugar um cofre para que possa deixar o dinheiro.

9. Ignorar o transporte público

O novo Eurostar e320 liga  a Estação de St. Pancras em Londres à Gare du Nord em Paris.
O novo Eurostar e320 liga a Estação de St. Pancras em Londres à Gare du Nord em Paris.
Em alguns destinos o transporte público é eficiente e pode fazer com que você conheça mais a cidade e economize dinheiro que seria usado com táxis. Muitas cidades têm o serviço de locação de bicicletas e são seguras para caminhadas. Faça da sua viagem uma experiência completa e não seja só um passageiro, seja também um pedestre.

10. Economizar a todo custo

Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
Muitas vezes os hotéis e hostels mais baratos ficam longe dos pontos turísticos. Confira se a economia vale a pena, pois o trânsito vai consumir o tempo precioso da sua viagem, além do seu dinheiro. Procure planejar seus dias com antecedência para não deixar suas prioridades de fora.