Turismo

Fendi abre exposição no “Coliseu Quadrado” de Mussolini em Roma

Roberto Couto
26/10/2015 08:00
Thumbnail

O Palazzo Della Civiltà Italiana, conhecido como o "coliseu quadrado" (por conta da sua arquitetura), foi construído por ordem do ditador Benito Mussolini, na década de 1930.

Para comemorar os 90 anos da Fendi, a marca italiana acaba de abrir para o público, em sua sede no sul de Roma, o histórico Palazzo Della Civiltà Italiana, a megaexposição Una Nuova Roma –  L’Eur e Il Palazzo Della Civiltà Italiana, que vai até o dia 7 de março de 2016. Estão sendo apresentados desenhos, pinturas, fotografias e vídeos feitos por arquitetos italianos, além de objetos de design e imagens históricas. Também estão sendo mostrados trabalhos de artistas como Gino Severini, Mario Sironi, Enrico Prampolini, Francesco Messina e Giuseppe Capogrossi.
Outra parte da mostra reúne trabalhos de fotógrafos que clicaram o Palazzo e o Eur, bairro em que está localizada a sede da Fendi. Há imagens de Karl Lagerfeld, Gabriele Basilico, Fabrizio Ferri, Franco Fontana, Andrea Jemolo, Mimmo Jodice, Giulio Pediconi e Hans Christian Schink, além de filmes de diretores, incluindo Roberto Rossellini, Federico Fellini, Vittorio De Sica, Michelangelo Antonioni, Elio Petri e Bernardo Bertolucci.
Vale lembrar que o Palazzo Della Civiltà Italiana, conhecido como o “Coliseu Quadrado” (por conta da sua arquitetura), foi construído por ordem do ditador Benito Mussolini, na década de 1930, para receber a Exposição Universal de 1942, que nunca ocorreu devido a eclosão da Segunda Guerra Mundial. O bairro Eur não é uma área da capital italiana muito visitada por turistas. É residencial e comercial. As letras “EUR” significam “Esposizione Universale Roma”. Para chegar ao Palazzo Della Civiltà Italiana deve-se pegar a linha azul do metrô e descer na estação Eur Magliana (a última parada).