Turismo

Feriados prolongados de 2018: veja sugestões do que fazer em cada um deles

Redação
05/01/2018 07:00
Thumbnail

Buenos Aires. (Foto: Bigstock)

Depois de um 2017 conturbado na economia e na política brasileiras, 2018 finalmente chegou e, com ele, o país pode começar a se preparar para as datas mais importantes do ano, como os feriados prolongados. Serão nada menos que nove feriadões este ano (sem contar o Carnaval), prontos para serem desfrutados seja pertinho de casa, seja em destinos internacionais.
Segundo uma pesquisa realizada pelo serviço de reserva de hotéis Booking.com, inclusive, 7 entre cada 10 brasileiros pretendem usar os feriados para viajar em 2018. Pensando nisso, o Viver Bem preparou uma lista de ideias para cada uma dessas datas comemorativas. Assim você pode começar a se planejar desde o início do ano para não passar nenhuma delas mofando em frente à tevê.
Páscoa
Em 2018 a “Sexta-feira da Paixão” cai no dia 30 de março. São três dias de folga para curtir perto de casa ou em uma viagem mais elaborada. Para aproveitar todo o clima da Páscoa há algumas opções de destinos nacionais que costumam celebrar a Semana Santa em grande estilo. Um deles é o combo Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul. As cidadezinhas do interior gaúcho são famosas por sua arquitetura europeia e suas ruas repletas de flores, restaurantes e cafés deliciosos.
Parada de Páscoa é realizada em uma avenida conhecida da cidade. Foto: Divulgação
Parada de Páscoa é realizada em uma avenida conhecida da cidade. Foto: Divulgação
Cheias de fábricas de chocolate, Gramado e Canela normalmente têm programações especiais para a Páscoa. Para 2018 Gramado está preparando uma programação que começa no dia 16 de março e segue até 8 de abril. 250 mil pessoas são esperadas ao longo dos 15 dias de festa. Como todos os anos, há procissões e paradas especiais entre as atividades. Mas, se você quer experimentar o feriado mais doce do ano por lá, é bom correr. A cidade já está com 90% de ocupação nos hotéis para essas datas.
Quem gosta de refletir sobre a Páscoa, por sua vez, tem um destino certo no Brasil: Nova Jerusalém, no município de Fazenda Nova, em Pernambuco. A “cidade-teatro”, como é chamada, tem 100 mil m² e nove cenários permanentes em que são apresentadas diversas passagens da Paixão de Cristo. Em 2018, Jesus será interpretado pelo ator Renato Góes. Também fazem parte do elenco a atriz Rita Guedes, que vai interpretar Maria Madalena, e os atores Tonico Pereira (Anás) e Victor Fasano (Herodes). Os ingressos já estão à venda no site da cidade-teatro. Fazenda Nova fica a 184 km de Recife.
Dia do Trabalhador
Celebrado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalhador este ano cai em uma terça-feira, oportunidade perfeita para quem pode emendar quatro dias de descanso – a partir do sábado. Que tal usá-los para visitar Buenos Aires?
Foto: Daniel Castellano/Arquivo/Gazeta do Povo
Foto: Daniel Castellano/Arquivo/Gazeta do Povo
A capital argentina cabe perfeitamente nesses quatro dias. Além das atrações turísticas tradicionais, como shows de tango, a Recoleta e o bairro da Boca, é justamente em maio que se realiza a Feira Internacional do Livro de Buenos Aires. Este ano o evento chega à sua 44ª edição e tem programação de 26 de abril a 14 de maio.
Corpus Christi
Logo depois do Dia do Trabalhador, mais um feriado prolongado, desta vez o de Corpus Christi. Comemorado no dia 31 de maio, este ano ele cai em uma quinta-feira. Desta vez a sugestão é mergulhar nos rituais religiosos e culturais da data conhecendo o interior de Minas Gerais.
Você pode começar sua viagem visitando Mariana, cidade histórica que faz parte do Circuito do Ouro e que foi a primeira capital do estado. Indo em direção ao sul, Ouro Preto, Ouro Branco, Congonhas, Tiradentes e São João Del Rei são apenas algumas das localidades que guardam boa parte da história do Brasil e têm programações especiais para o Corpus Christi.
Tapete de Corpus Christi é fotografado nas ladeiras de Diamantina, Minas Gerais. Foto: Pedro Ladeira/AFP
Tapete de Corpus Christi é fotografado nas ladeiras de Diamantina, Minas Gerais. Foto: Pedro Ladeira/AFP
Os longos tapetes coloridos que cobrem as ruas de paralelepípedos são um convite a conhecer melhor as tradições mineiras. Acompanhe as procissões com as crianças vestidas de anjos e emocione-se com a arquitetura e a arte religiosas em que predominam os traços de mestres como Aleijadinho.
Quatro dias são tempo suficiente para percorrer uma rota à sua escolha, de preferência de carro, parando onde der vontade para admirar as paisagens incríveis ou experimentar especialidades da culinária local. Quem gosta de turismo de aventura ainda pode esticar a viagem até Carrancas, conhecida por ter mais de 60 atrativos naturais, principalmente cachoeiras.
Independência
Se você ficou contente com a notícia de que maio terá dois feriados prolongados seguidos, é bom aproveitá-los com sabedoria. Isso porque, depois deles, o próximo feriadão só chega em setembro, com a Independência do Brasil. São três dias de sossego, uma vez que o dia 7 de setembro será uma sexta-feira.
Para montar um roteiro que esteja em perfeita harmonia com a razão do feriado, é preciso dar um pulinho em São Paulo. Conta a história que D. Pedro I declarou a independência do Brasil às margens do Ipiranga. Nada melhor, então, que ir até o Parque da Independência, na capital paulista, para ver de perto o Museu do Ipiranga – ou Museu Paulista -, a Casa do Grito e o Monumento à Independência.
O Monumento à Independência faz parte de um roteiro histórico para entender melhor a data, em São Paulo. Foto: Reprodução
O Monumento à Independência faz parte de um roteiro histórico para entender melhor a data, em São Paulo. Foto: Reprodução
Separe um dia completo para esse passeio, porque o parque é grande e tem uma ótima área verde que merece ser apreciada com calma. Mesmo fechado para restauração, o Museu Paulista pode ser apreciado do lado de fora, com seus enormes e lindos jardins. O prédio só reabrirá para visitações em 2022, no bicentenário da Independência. Além do roteiro relacionado à independência, também funciona no parque o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP).
Cumprido o roteiro histórico, você ainda terá dois dias para conhecer melhor outros pontos de São Paulo, como o centro histórico ou a Avenida Paulista, por exemplo.
Nossa Senhora Aparecida
Em outubro, mais três dias sem expediente para comemorar o dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Os católicos podem experimentar passar o dia 12 de outubro, que este ano será uma sexta-feira, participando das celebrações no Santuário Nacional de Aparecida do Norte. Mas é preciso paciência e preparo físico, uma vez que, nesse dia, o número de fiéis costuma ser grande. Em 2016 foram 150 mil, enquanto em 2017, quando a aparição da imagem de Nossa Senhora fez 300 anos, foram 200 mil.
Santuário de Aparecida recebe ainda mais fiéis durante o Dia de Nossa Senhora Aparecida. Foto: Reprodução
Santuário de Aparecida recebe ainda mais fiéis durante o Dia de Nossa Senhora Aparecida. Foto: Reprodução
Quem não quer tanta movimentação, no entanto, pode optar por viagens mais tranquilas. Os paranaenses podem aproveitar que o frio já está indo embora para conhecer ou revisitar destinos dentro do Estado. É o caso da dobradinha Morretes e Antonina. Pertinho de Curitiba, as duas cidades oferecem roteiros de história, cultura, gastronomia e aventura para todos os gostos. Três dias entre a serra e o mar são mais que suficientes para descansar corpo e mente e voltar ao trabalho com toda a energia no fim do feriado.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Finados
Já em novembro, o feriado de Finados também cai em uma sexta-feira, para a alegria de quem ama emendar. A dica para a data é procurar roteiros mais perto de casa, já que, em duas semanas, o feriado da Proclamação da República vai oferecer não três, mas quatro dias para viagens mais longas.
Foto: Marina Mori / Gazeta do Povo
Foto: Marina Mori / Gazeta do Povo
Os curitibanos e turistas que estiverem pela cidade podem se deliciar colhendo frutas diretamente do pé na região da capital paranaense. Vale alugar pousadas em Witmarsum, por exemplo, que tem um desses lugares com sistema “colha e pague” e passar três dias experimentando a calma da vida no campo. Outra ideia é ajustar a bússola com destino à Ilha do Mel ou Superagüi, refúgios de descanso no litoral do Paraná.
Proclamação da República
Finalmente um feriadão com quatro dias inteiros, ideal para programar escapas um pouco mais distantes, como não acontecia desde o Dia do Trabalhador, em maio. Com o verão batendo à porta, a folga originada pela Proclamação da República, no dia 15 de novembro, é perfeito para destinos ensolarados.
Nem só das Cataratas vive nossa Foz do Iguaçu. Montar um roteiro de quatro dias na fronteira com a Argentina e o Paraguai será fácil e divertido. Ele pode contar com o Parque das Aves, uma visita à Itaipu Binacional e até um dia inteiro em um parque aquático. Se você gosta de experiências novas, conhecer um cassino na Argentina também será uma ótima pedida.
Baía do Sancho tem  água cristalina, ideal para a prática de esportes aquáticos. Foto: Reprodução
Baía do Sancho tem água cristalina, ideal para a prática de esportes aquáticos. Foto: Reprodução
Com quatro dias nas mãos, ir ainda mais longe também é possível. Quem passou quase todo o ano trabalhando pode se programar, por exemplo, para conhecer a Baía do Sancho, praia de Fernando de Noronha que foi considerada a mais bonita do mundo pelo Tripadvisor em dezembro de 2017.
Natal
Quando se trata de comemorar o Natal, o Rio Grande do Sul é imbatível. Além do Natal Luz de Gramado, há ainda a opção de passar o feriado – que mais uma vez terá quatro dias – na região do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves e Garibaldi.
Em 2017, uma vinícola com mais de 140 anos abriu as portas para a ceia de Natal. Hotéis e spas também costumam ter programações especiais para o fim do ano. Circule pelas muitas vinícolas que ficam na Rota do Vinho ou aproveite para visitar as opções de gastronomia do Caminhos de Pedra, também em Bento Gonçalves.
Bento Gonçalves é famosa pelas várias vinícolas que estão na cidade, o que a torna atrativa para os amantes de vinho. Foto: Prefeitura de Bento Gonçalves.
Bento Gonçalves é famosa pelas várias vinícolas que estão na cidade, o que a torna atrativa para os amantes de vinho. Foto: Prefeitura de Bento Gonçalves.
Ano Novo
Como o dia 1º de janeiro de 2019 será uma terça-feira, outros quatro dias estarão disponíveis para os brasileiros curtirem o réveillon. Na virada 2017/2018 uma tendência dominou o Instagram: passar o ano novo no Uruguai.
Os Dedos, de Punta Del Este, marca registrada da cidade. Fotos: Divulgação
Os Dedos, de Punta Del Este, marca registrada da cidade. Fotos: Divulgação
De olho nos turistas vindos do Brasil, nosso vizinho do sul do continente tem se esforçado para tornar a programação de fim de ano variada e atraente. Além de Montevidéu e Punta del Este, cidades do interior do país também tiveram queima de fogos e outros eventos para celebrar a chegada do ano. Se você não esteve no Uruguai no último réveillon, comece a planejar uma visita para descobrir os encantos uruguaios no próximo.
LEIA TAMBÉM: