• Carregando...
Prestes a completar 324 anos, Curitiba tem no Jardim Botânico um dos pontos turísticos mais registrados. Fotos: André Rodrigues/Gazeta do Povo
Prestes a completar 324 anos, Curitiba tem no Jardim Botânico um dos pontos turísticos mais registrados. Fotos: André Rodrigues/Gazeta do Povo| Foto: Gazeta do Povo

O Jardim Botânico é unanimidade quando o assunto é curitibanice e está na lista dos monumentos mais visitados. Por isso, não podia estar de fora das lembranças das comemorações de 324 primaveras (ou seriam outonos?) da cidade, que acontece na próxima quarta-feira (29).

Inaugurado em 1991, foi construído à imagem dos jardins franceses e tem como principal atrativo sua estufa feita de metal e vidro. Crianças, adultos, famílias, namorados, noivos e turistas: não há quem não tenha fotos registrando o clássico cartão postal.

A memória da infância e a beleza do local fizeram as gêmeas Ana Maria Ferreira Santos e Maria Carolina Ferreira Santos, 15 anos, escolherem o cenário para o book de aniversário. “É o principal ponto turístico e temos várias fotos nossas aqui quando crianças”, disse Ana Maria. Segundo Maria, a escolha foi unanimidade: “Sabíamos desde o início. Várias amigas nossas também optaram por fazer aqui e nós sempre achamos bonito”.

Ana Maria e Maria Carolina: book de aniversário ideal.
Ana Maria e Maria Carolina: book de aniversário ideal.| Gazeta do Povo

A fotógrafa contratada para fazer o ensaio, Thaila Aghetoni, 29 anos, diz que o local é o mais procurado entre os seus clientes. Durante a semana, costuma fazer até três sessões por dia. “Tem muita gente que acha clichê, mas aí pede para não focalizar na estufa. O que não faltam são ângulos legais por aqui”, conta.

O local atrai também muitos turistas. A carioca Margarete Cristina de Souza Santos, 52 anos, veio algumas vezes para Curitiba e sempre faz questão de visitar o Jardim Botânico. Desta vez, estava com seus filhos, sogros e cunhado. “Ele é bonito e muito limpo, é diferente daquele do Rio de Janeiro. O curitibano é muito caprichoso”, diz. Em todas as passagens uma coisa não pode faltar: foto! “É um programa turístico necessário. Indico para todo mundo”.

O outro lado da foto: a carioca Margarete Cristina de Souza Santos, 52 anos, não cogitou deixar de fora do roteiro o mais clássico passeio em  Curitiba.
O outro lado da foto: a carioca Margarete Cristina de Souza Santos, 52 anos, não cogitou deixar de fora do roteiro o mais clássico passeio em Curitiba.

Os amigos Igor Olivera, 24 anos, Maria Clara Faro, 26 anos e Ana Esperança, 29 anos, aproveitaram a tarde livre para fazer um piquenique, conversar, ouvir música e tirar fotos. “Eu estudei aqui perto quando criança e tenho várias fotos engraçadas aqui”, conta Igor.

Enquanto estavam lá, presenciaram diversos ensaios fotográficos: “é o grande símbolo de Curitiba, né? Todos têm fotos aqui”, lembra Ana. Maria Clara é de Aracaju. Quando veio morar na cidade, em 2010, conta que uma das primeiras coisas que fez foi visitar o parque e registrar o momento. “Era a foto que eu queria mandar para minha mãe, isso é Curitiba”.

Igor, Maria Clara e Ana Esperança: piquenique no símbolo de Curitiba, segundo eles mesmos.
Igor, Maria Clara e Ana Esperança: piquenique no símbolo de Curitiba, segundo eles mesmos. | Gazeta do Povo

Linha turismo

Mesmo para curitibanos o Linha Turismo é uma oportunidade boa de conhecer a cidade, inclusive o Jardim Botânico. O ônibus percorre 25 pontos turísticos de Curitiba. A cartela com cinco tickets (que dá direito a quatro descidas) custa R$ 45 e pode ser comprada nos ônibus, apenas em dinheiro, em qualquer ponto de embarque. Crianças até 5 anos de idade não pagam.

Quando abre

Jardim Botânico: De segunda-feira a domingo
– verão: das 6h às 20h
– inverno: 6h às 19h30
Jardim das Sensações: De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h (podendo ser interrompida a visitação em caso de chuva ou condições climáticas adversas).

 

LEIA TAMBÉM

>>> Quer conhecer o Castelo Rá-Tim-Bum? Confira quanto custa o passeio saindo de Curitiba

>>> Cachoeira da Mariquinha, a duas horas de Curitiba: um destino a conhecer

>>> No aniversário de Curitiba ganhe 50% de desconto em passeio de trem para Morretes

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]