Turismo

Foz de Iguaçu investe em turismo termal

Bruna Covacci
21/09/2015 08:00
Thumbnail
A cidade de Foz do Iguaçu quer se posicionar como destino termal, para diversificar as ofertas turísticas, hoje concentradas principalmente nas Cataratas do Iguaçu e, ainda, na usina hidrelétrica de Itaipu. Por isso, vai participar  da 15ª Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem Estar – Termatalia 2015, que será realizada de 24 a 26 de setembro, na cidade de Ourense, região da Galícia, na Espanha.
Foz do Iguaçu, além de ser o ponto de encontro de dois grandes rios, Iguaçu e Paraná, está assentada no Aquífero Guarani, maior reserva subterrânea de água doce do planeta. As águas do aquífero, ricas em sais minerais e outros elementos, têm propriedades medicinais e terapêuticas, e começam a ser melhor aproveitadas para o desenvolvimento do turismo e bem-estar, especialmente o termalismo.
Muitos hotéis de Foz já apostam nas águas termais para atrair turistas. É o caso do Mabu Thermas Grand Resort, um dos maiores complexos, que conta com uma praia termal de 4.500 metros quadrados, e do Recanto Cataratas Resort & Convention, que tem uma gigantesca piscina termal junto a um bosque protegido, em meio à zona urbana.
Também conta com águas termais o único hotel instalado dentro do Parque Nacional do Iguaçu, o luxuoso Belmond Hotel das Cataratas, que está a poucos minutos de um dos caminhos que levam a uma das paisagens mais deslumbrantes do mundo: as Cataratas do Iguaçu. Como único hotel no lado brasileiro das Cataratas, os hóspedes podem desfrutar de acesso exclusivo às quedas, todas as manhãs e nos finais de tarde, antes ou depois da abertura dos portões do parque para os turistas.
Parque aquático
A 70 quilômetros de Foz do Iguaçu, o Parque Aquático Termal Lago de Itaipu, no município de Itaipulândia, viu nas águas termais a possibilidade de atrair público ao longo de todo o ano, e não apenas no verão. O parque está concluindo a construção de um hotel de 48 quartos (200 leitos) e já iniciou as obras de um condomínio para 600 apartamentos.
No parque aquático, a água é extraída do aquífero a uma vazão de 100 mil litros por hora. Ela sai naturalmente aquecida a uma temperatura de 42 graus, com pH alcalino e abundante em sais minerais. O geólogo brasileiro Fábio Tadeu Lazzerini, vice-presidente da Organização Mundial de Termalismo, diz que as águas termais são importantes para o alívio de doenças como sinusite, reumatismo e problemas respiratórios. Por isso, entre os profissionais que atuam no parque, há também reumatologistas e geriatras.
Produtos termais
Lazzerini já montou um laboratório e criou uma linha de produtos com a marca “Eau Thermale Cataratas”, utilizando as águas termais, para comercializar no hotel, no complexo do parque e também no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. A comercialização dos produtos é apenas o primeiro passo. Segundo o geólogo, há espaço para muitos empreendimentos, de forma a que se possa desenvolver o marketing do termalismo, tendo como tema “destino das águas”.
O geólogo imagina, também, a possibilidade de estabelecer uma relação entre o turismo religioso e o termalismo, tal como ocorre na Espanha, onde Santiago de Compostela (o Caminho de Santiago) contribui para o turismo termal em Ourense, município a 80 quilômetros de distância (mais ou menos a mesma distância entre Foz do Iguaçu e Itaipulândia).
Caminho Lago de Itaipu
Um dos projetos prevê a criação do Caminho Lago de Itaipu, à margem do reservatório, que vai unir o Cristo Esplendor, no município de Santa Helena, a Nossa Senhora Aparecida, em Itaipulândia. Nas duas cidades, há muitos fiéis que fazem peregrinações. A rota integrará os balneários desses municípios e também Missal, constituindo-se num caminho não apenas religioso, mas de caminhadas, corridas de aventura, cicloturismo, turismo rural e cavalgadas.
Outro caminho poderá ser criado às margens do Parque Nacional do Iguaçu, aproveitando o leito da antiga Estrada Velha de Guarapuava. Ele ligaria Foz do Iguaçu a Céu Azul, Serranópolis do Iguaçu e Cascavel, dentre outras cidades.