Turismo

Foz do Iguaçu vai perder 30% dos turistas no feriadão de Corpus Christi

Guilherme Grandi
29/05/2018 13:31
Thumbnail

Todos os anos, as Cataratas do Iguaçu recebem em média um milhão de visitantes. Foto: Henrique Félix/Unsplash.

O feriadão de Corpus Christi será com menos turistas em Foz do Iguaçu a partir de quinta (31), por conta da greve dos caminhoneiros e da falta de combustíveis. A estimativa divulgada nesta terça-feira (29), pelo Complexo Turístico de Itaipu, foi feita com base nas reservas dos hotéis e das operadoras turísticas da cidade.
Segundo o levantamento, os hotéis de Foz estimam uma perda de 30% no movimento de turistas, com ocupação de 70%. De acordo com o gerente geral do CTI, Yuri Benites, esta quebra no movimento se dá exatamente pela dificuldade em se chegar à cidade. “A maior parte dos nossos visitantes vem de carro ou de ônibus, então pode ser que fique mais difícil de chegar”, conta.
Ele explica também que os hotéis têm recebido muitos cancelamentos por conta da greve. “Mesmo que o abastecimento se normalize, acho difícil que as pessoas decidam viajar em cima da hora”, completa o gerente geral do CTI.
A falta de combustível  no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, nesta terça (29), também já preocupa os turistas, e agravou os cancelamentos nas reservas de hotéis da cidade.
O próprio esquema de operação da Usina Hidrelétrica de Itaipu foi reduzido pela metade desde o último final de semana, e continuará assim neste feriadão. No sábado (26), a queda no movimento de turistas foi de 40%, e no domingo (27) de 34% na comparação com fins de semana normais.

Pouco impacto?

Depois do Marco das Três Fronteiras, a Usina de Itaipu foi o segundo destino que mais cresceu na quantidade de visitantes neste carnaval. Foto: Alexandre Marchetti/Divulgação.
Depois do Marco das Três Fronteiras, a Usina de Itaipu foi o segundo destino que mais cresceu na quantidade de visitantes neste carnaval. Foto: Alexandre Marchetti/Divulgação.
Apesar dos números baixos e da expectativa de quebra no movimento, o secretário municipal de turismo Gilmar Piolla não acredita que a cidade vá perder tantos turistas neste feriadão. Em entrevista de Pequim ao Viver Bem, onde participa de uma feira de divulgação turística, ele explica que “a situação vai se normalizar até sexta feira e o impacto não será tão grande assim”.
Para Piolla, quem viaja de carro não ficará sem combustível. “Sem essa greve teríamos overbooking [reservas esgotadas] na hotelaria”, conta estimando, otimista, de que a ocupação hoteleira chegará a 80%.

Cataratas

Mesmo com a greve dos caminhoneiros, os ônibus turísticos do Parque Nacional do Iguaçu terão operação reforçada. Foto: divulgação.
Mesmo com a greve dos caminhoneiros, os ônibus turísticos do Parque Nacional do Iguaçu terão operação reforçada. Foto: divulgação.
Por outro lado, o Parque Nacional do Iguaçu decidiu funcionar normalmente nos quatro dias do feriadão. Ainda não há uma estimativa  de quantas pessoas devem visitar as Cataratas, mas a unidade de conservação já preparou toda a frota de ônibus híbridos para operarem por completo de quinta (31) a domingo (3).
Todos os 18 ônibus que transportam os turistas do Centro de Visitantes aos atrativos foram reabastecidos na última segunda-feira (28), e agora possuem autonomia suficiente para a demanda de toda a semana, inclusive no feriadão.
A direção do Parque Nacional do Iguaçu afirmou que está reforçando, ao longo da semana, o uso dos ônibus híbridos de motores elétricos e a diesel, o que garante mais economia no consumo de combustível. Além disso, as equipes de atendimento estão organizando os embarques para otimizar todos os assentos dos ônibus. A medida implantada nos últimos dias já surtiu 30% de economia de combustível, segundo a direção.

Menos visitantes

A queda na visitação às Cataratas foi registrada até agora apenas no domingo (27). O Parque recebeu 3.750 visitantes neste dia, contra um movimento normal de 5 a 6 mil visitantes em média. Foi uma queda de 40% de visitantes, o que fez com que apenas sete ônibus da frota fossem utilizados.
LEIA TAMBÉM: