Turismo

Linha Turismo de Curitiba ganha mais veículos durante as férias

Redação
06/01/2018 07:00
Thumbnail

Passeio musical sairá da praça tiradentes. Foto: Marco Andre Lima / Agencia de Noticias Gazeta do Povo) | Gazeta

Com movimento três vezes acima do normal nesta época do ano, a Linha Turismo de Curitiba passa a circular com o dobro de veículos durante as férias, segundo a prefeitura da cidade. Serão 12 ônibus que rodam das 8h45 às 17h45, horário do último circuito do dia. Com isso, o tempo de espera dos turistas nas paradas diminui de 30 minutos para aproximadamente 15 minutos.
Nas férias, a linha também opera todos os dias da semana para atender à demanda maior de usuários. Para se ter uma ideia, em janeiro de 2017, segundo a prefeitura, foram 90 mil passageiros transportados pelos ônibus turísticos, enquanto em março o número não passou de 25 mil.
Pontos com mais desembarques estão a Torre Panorâmica e o Jardim Botânico. Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba.
Pontos com mais desembarques estão a Torre Panorâmica e o Jardim Botânico. Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba.

Pontos com mais desembarques

Conforme informou a prefeitura, a Torre Panorâmica, o Museu Oscar Niemeyer, o Jardim Botânico e o Parque Tanguá são os pontos em que os turistas mais param na linha. Porém, no horário de almoço, pontos como o Mercado Municipal e Santa Felicidade têm mais procura.
A prefeitura lembra que alguns locais de visitação não abrem nas segundas-feiras, mesmo em época de férias, como é o caso dos museus e memoriais. A exceção é a Ópera de Arame, que ficará aberta nas segundas-feiras de janeiro.
A Linha Turismo percorre 45 quilômetros em cerca de três horas. O valor da passagem é de R$ 45 e permite um embarque e outros quatro reembarques. O roteiro começa na Praça Tiradentes, mas é possível começar a viagem em qualquer outro ponto do trajeto. As cartelas com os tickets podem ser adquiridas nos ônibus em qualquer ponto de embarque ou na sede da Urbs, na Rodoviária de Curitiba, que fica na Avenida Presidente Affonso Camargo, 330 – Jardim Botânico. O horário de atendimento da Urbs vai das 12h30 às 18h30, em dias úteis.
Ponto inicial é a Praça Tiradentes, no centro da cidade. Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba.
Ponto inicial é a Praça Tiradentes, no centro da cidade. Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba.
Serviço:
– Ponto inicial na Praça Tiradentes.
– Crianças até 5 anos não pagam.
– Bicicletas e carrinhos de bebê podem ser transportados apenas nos veículos identificados com “adesivo bicicleta”.
– Pontos turísticos: Praça Tiradentes, Rua das Flores, Rua 24 Horas, Museu Ferroviário, Teatro Paiol, Jardim Botânico, Rodoferroviária / Mercado Municipal/Teatro Guaíra, Universidade Federal do Paraná/Paço da Liberdade, Memorial Árabe/Passeio Público, Centro Cívico, Museu Oscar Niemeyer, Bosque do Papa/Memorial Polonês, Bosque Alemão, Universidade Livre do Meio Ambiente, Parque São Lourenço, Ópera de Arame/Pedreira Paulo Leminski, Parque Tanguá, Parque Tingui, Memorial Ucraniano, Portal Italiano, Santa Felicidade, Parque Barigui, Torre Panorâmica, Setor Histórico.
 ***
LEIA MAIS