Turismo

Ilha mescla África e Europa

Marian Guimarães
31/08/2007 00:59


Tecnologia a serviço da natureza
Curaçao não é só praias de mar transparente. Há muito o que ver e fazer. Essa pequena ilha colorida proporciona várias alternativas de passeios. São sítios históricos, ecoturismo, compras a preços menores que em Miami (de grifes a eletrônicos de última geração), esportes radicais, cassinos, mergulho e na área cultural.
Sua história pode ser conhecida em muitos de seus museus, como o Kura Hulanda. Ali está parte da história do tráfico de escravos no Caribe e na América do Sul. Na área dedicada ao “Holocausto Negro”, denominação dada por Martin Luther King à escravidão, tem até mesmo a réplica de um navio negreiro, entre outros objetos que mostram o martírio daqueles que vinham como mercadoria.
Inaugurado em 1999, é o único museu africano do Caribe. O empreendimento é do milionário holandês Jacob Dekker, que ficou rico com lojas de revelação rápida de filmes.
Além do museu, vale a pena conhecer todo o complexo Kura Hulanda (também do empresário). São oito quarteirões restaurados, onde funcionam pousadas, restaurantes, cafés, jardins e butiques. O complexo fica numa área central e faz parte da associação The Leading Hotels of the World. O Kura Hulanda tem ainda um resort em West Punt, à beira da praia Kalki. Os hóspedes do hotel do centro têm transporte gratuito – quatro vezes ao dia – para a praia Kalki e podem usar de toda a infra-estrutura do resort.


O Museu Octagón foi refúgio de Simón Bolívar.
Outra jóia da história local está junto ao Hotel Avila Beach: o Museu Octagón. Foi ali que Simón Bolívar passou algum tempo para juntar forças e dar um ponto final no colonialismo espanhol na América do Sul, principalmente na Venezuela. Em 1812, ele se refugiou em Curaçao com suas duas irmãs, enquanto se recuperava de uma depressão. Este bonito patrimônio, octagonal, tem dois andares, com um quarto no andar de cima e outro embaixo, e um amplo salão. Todos têm acesso independente. Os móveis são originais e muito bem preservados.
Visite ainda a Sinagoga Mikve Israel-Emanuel, em Punda. Construída em 1732, é a mais antiga das Américas em funcionamento contínuo. Seu chão de areia faz alusão ao deserto. Antigamente, servia para abafar o som dos rituais que lá ocorriam.


No Restaurante Popular, a comida típica.
Outro passeio interessante é ao The Fort Church Museum, instalado na mais antiga igreja da ilha, fundada em 1769.
Na área central, também não deixe de visitar o Mercado Flutuante, uma feira tão colorida quanto o casario da cidade. As barracas, na realidade, são os barcos que vêm da Venezuela ( a apenas 60 quilômetros dali) e comercializam peixes, frutas e legumes, além de roupas e utensílios em geral. Na hora do almoço, aproveite para conhecer o restaurante popular do Mercado Público. Os preços são irrisórios para uma comida bastante farta. Tem de tudo, da batata frita ao guisado de cabrito, peixe, sopa, e muito mais.
Serviço:
Museu Kura Hulanda – Rua Klipstraat, Otrabanda, no centro da cidade, junto ao Hotel Kura Hulanda. Site: www.kurahulanda.com.
Museu Octagón – Hotel Avila Beach – aberto às quartas, sextas e domingos, das 10 às 12 horas. Site: www.avilahotel.com.
Sinagoga Mikve Israel–Emanuel – Rua Heerenstraat s/nº (bem na área central de Punda).
Mercado Flutuante e Mercado Público – Centro de Punda.