Turismo

Latam cancela voos e brasileiros estão há cinco dias presos na África do Sul

Carolina Werneck
19/12/2017 08:47
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Brasileiros reclamam da falta de informações prestadas pela companhia.

Uma série de atrasos e cancelamentos de voos da Latam partindo de Joanesburgo está dificultando a vinda de dezenas de passageiros para o Brasil desde a última quinta-feira (14). Com viagens canceladas pouco antes do embarque, brasileiros reclamam da falta de informações oficiais da companhia.
Quando o brasiliense Rogério Rodrigues, 39, saiu de Cape Town, África do Sul, na segunda-feira (18) para voltar para casa depois de uma viagem com a mãe, ele não fazia ideia da confusão que esperava por eles na escala. “Desembarcamos em Joanesburgo e estava tudo indo muito bem, peguei o cartão de embarque, passei pela imigração, tudo tranquilo. Mas, quando cheguei ao portão de embarque, havia um check point bastante estranho. Eles estavam fotografando nossos passaportes. Não sei para que isso serve, dado que a imigração já tinha sido feita, mas enfrentamos a fila e demos os nossos passaportes.”
Perto do horário de embarque, por volta das 10h40, ele relata que uma mulher acompanhada de policiais veio informar que o voo havia sido cancelado. A paulistana Paula Uchiyama, 29, passou por situação parecida. Ela pressentiu problemas ainda no domingo (17), depois que recebeu um e-mail da Latam informando que o voo programado para a segunda-feira de manhã estava atrasado e que uma nova mensagem com outras informações seria enviada ainda no domingo. O e-mail prometido nunca foi recebido.
Assim que chegou ao aeroporto, ela encontrou muitos passageiros que estavam tentando embarcar desde sábado (16). Ao buscar informações, ouviu que seu voo estava dentro da normalidade. “A atendente me disse que o nosso voo estava chegando do Brasil e que estava tudo bem. O problema estava com uma aeronave quebrada que gerou os cancelamentos anteriores.” Assim como Rogério, ela também só foi avisada do cancelamento pouco antes do horário programado para embarque.
Estresse e falta de informações
Paula, Rogério e outros passageiros ouvidos com exclusividade pelo Viver Bem reclamam principalmente da falta de informações prestadas pela Latam. O gaúcho Francis Fernandes, 36, vinha de Dubai com o pai e o irmão e tinha uma conexão programada em Joanesburgo. “Tivemos que aguatdar três horas por alguém para emitir o bilhete da passagem. Depois de muito tempo, uma pessoa terceirizada da Latam apareceu para emissão dos bilhetes com o portão do embarque e poltrona marcada para saída às 18h de segunda.”
Brasileiros reclamam da falta de informações prestadas pela companhia.
Brasileiros reclamam da falta de informações prestadas pela companhia.
Se o avião tivesse saído nesse horário, ele já estaria sete horas atrasado, segundo o passageiro. Mas a decolagem não foi realizada. “Por volta das 12h um funcionário representando a Latam separou passageiros da primeira classe, outros com crianças e com necessidades especiais, além de pessoas de outro voo com destino a Guarulhos. Feita essa ‘chamada’, fomos informados de que nosso voo havia sido cancelado”, relata. Segundo ele, os passageiros “selecionados” pelo funcionário embarcaram normalmente. Francis é outro que afirma que havia pessoas tentando embarcar desde o sábado.
Perto das 13h um grupo de 13 passageiros desse voo foi encaminhado para um hotel. Eles afirmam que a companhia arcou com o almoço e o jantar, mas qualquer despesa além dessas refeições e do café da manhã desta terça (19) – inclusive água – deveria ser paga individualmente. Embora o grupo em que eles estão seja pequeno, a Latam parece ter enviado outros grupos a outros hotéis.
Desde então, nenhuma outra informação oficial chegou a eles partindo da aérea. “Ninguém me disse nada pessoalmente, só escuto de outras pessoas. Perguntei no hotel e a única informação que receberam é que precisamos estar no aeroporto [na terça] às 8h”, diz Paula. Francis reitera o relato da paulistana. “Em nenhum momento fomos informados sobre remarcação de voo e nenhum profissional da companhia veio nos passar informação.”
O que diz a companhia
A Latam confirma problemas em voos desde a quinta-feira, 14, mas afirma que qualquer atraso decorrente daquela situação já havia sido resolvido no domingo (17). Em nota, a aérea afirmou que “devido a condições meteorológicas adversas em aeroportos utilizados como alternados, quatro voos da companhia de e para Joanesburgo foram cancelados e reprogramados. Todos eles pousaram normalmente nos aeroportos de destino (Joanesburgo ou São Paulo/ Guarulhos), no domingo (17). A companhia informa que prestou toda a assistência necessária aos passageiros e reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura”.
Sobre o cancelamento do voo em que deveriam estar Paula, Rogério, Francis e pelo menos outros dez passageiros, “a LATAM Airlines Brasil informa que o voo JJ8163 (Joanesburgo – São Paulo/Guarulhos), de hoje (18), foi cancelado devido à necessidade de manutenção corretiva da aeronave. O voo foi reprogramado sob o número JJ9601, com decolagem prevista para 08h40* de terça (19). A companhia está prestando toda a assistência necessária aos passageiros e reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura. *Horário de Brasília”.
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