Turismo

Maior aquário de água doce do mundo será construído em Foz do Iguaçu

Flávia Schiochet
08/11/2018 11:50
Thumbnail

Foz do Iguaçu, conhecida pelas cataratas, terá aquário de água doce em 2021. Foto: Divulgação.

Conhecida pelas cataratas, Foz do Iguaçu foi a cidade escolhida pela Seaquarium Brasil para a construção do maior aquário de água doce do mundo. A empresa é a parceira da francesa Aquariums Coutant, responsável por mais de 60 grandes aquários do mundo, e a previsão é que o Aquário das Cataratas seja inaugurado em 2021.
Os projetos arquitetônicos e aquariológico do Aquário das Cataratas ainda estão em fase de desenvolvimento e a localização em Foz do Iguaçu ainda não foi divulgada. O aquário de água doce vai reproduzir diferentes ecossistemas, da América à Ásia. “Vamos fazer uma narrativa dos ambientes de água doce do mundo. O principal foco serão as espécies de água doce do Brasil, uma das faunas e floras mais ricas do mundo”, explica João Pedro Demore, diretor técnico da empresa.
Seaquarium Brasil anuncia construção do maior aquário de água doce em Foz do Iguaçu, com tanques reproduzindo diferentes ecossistemas do mundo. Imagem: Seaquarium Brasil/Divulgação
Seaquarium Brasil anuncia construção do maior aquário de água doce em Foz do Iguaçu, com tanques reproduzindo diferentes ecossistemas do mundo. Imagem: Seaquarium Brasil/Divulgação
A estrutura contará com espaço de interação e mergulho, ainda a definir. “Provavelmente o que reproduz a região de Bonito”, adianta Demore. As floras e faunas da Amazônia, Pantanal, Rio Paraná e da região dos Grandes Lagos Africanos são algumas a serem representadas. Mangues, estuários e marismas (pântano salgado) também estarão presentes e parte da estrutura receberá animais marinhos. Por baixo d’água, os visitantes poderão ver os animais marinhos passando por túneis com 220 graus de visualização.
“Com a modernização dos aquários, não se fazem mais tanques para mostrar a espécie e sim para mostrar como é o ecossistema em que ela vive”, esclarece Demore. Por isso, os animais serão trazidos de criatórios, outros aquários e até de empresas que produzem animais para corte. O pirarucu amazônico, por exemplo, é um dos peixes que estará no Aquário das Cataratas.

Financiamento em fase de avaliação

Ainda em fase inicial, de planejamento e aprovação de financiamento, o previsto é que tenha 60 tanques e entre 6 e 8 milhões de litros de água. Segundo Demore, os maiores aquários de água doce em funcionamento atualmente estão em Portugal e na Espanha. No Brasil, o título seria do aquário Bacia do Rio São Francisco, na capital mineira Belo Horizonte.
Túneis com 220 graus de visualização serão construídos no Aquário das Cataratas. Imagem: Seaquarium Brasil/Divulgação
Túneis com 220 graus de visualização serão construídos no Aquário das Cataratas. Imagem: Seaquarium Brasil/Divulgação
O projeto recebeu o selo do programa Prodetur+Turismo em outubro, uma espécie de pré-aprovação do financiamento. Com o selo, a solicitação de financiamento da Seaquarium Brasil fica sinalizada como prioritária para a avaliação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O valor é de R$ 220 milhões.
O aquário será parte de um complexo turístico que inclui hotelaria, museu e centro de eventos, além de programação educativa, de conservação ambiental e pesquisa científica.

***

LEIA TAMBÉM