Turismo

Mananciais da Serra em Piraquara abre para visitação: é de graça

Redação
10/03/2017 09:50
Thumbnail

A Trilha da Chaminé é um dos caminhos que podem ser feitos na região. Foto: divulgação

Fechado para visitação a maior parte do tempo, a região conhecida como Mananciais da Serra, em Piraquara, abre neste sábado (11) e domingo (12) para o público. Localizado na Serra do Mar, no Parque Estadual do Marumbi, o local tem natureza preservada e é possível fazer trilhas e conhecer locais como as primeiras obras de saneamento do Paraná. O passeio é promovido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Prefeitura Municipal de Piraquara, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Parque Estadual do Marumbi.
O local abriga as represas que serviram para o abastecimento de água da cidade de Curitiba desde a primeira metade do século 20. A região compõe uma Área de Proteção Ambiental (APA) e é considerada área de especial interesse Turístico (AEIT) e reserva da biosfera da Mata Atlântica, incluída em tombamento da Serra do Mar.
Entre as trilhas e passeios dos Mananciais é possível conhecer a Trilha da Chaminé, com 1,5 km de extensão. Um caminho de mata fechada e trechos de um antigo calçamento. A chaminé era parte do sistema de abastecimento de água que funcionava ali. Além da Trilha da Chaminé, o visitante pode conhecer a Estrada do Carvalho (2,5 km), o Santuário São Francisco e a Trilha do Salto (percurso de 1 km). As caminhadas têm duração mínima de uma hora, entre ida e volta.
Abastecimento
Abastecimento
As visitas começam às 8h30 e são gratuitas. A entrada é permitida até as 16h. Às 17h30, os passeios são encerrados. É proibida a entrada de animais, assim como deixar lixo no local, nadar, pescar, caçar e recolher animais ou plantas.
Recomenda-se que o visitante use roupa e calçados confortáveis, repelente, proteção para sol ou chuva (os passeios acontecem mesmo com chuva). É importante levar água e lanche, já que não há muita infraestrutura no local.
Com diversas trilhas em meio à natureza preservada, local abre para visitação do público uma vez por mês. Foto: Divulgação/Sanepar
Com diversas trilhas em meio à natureza preservada, local abre para visitação do público uma vez por mês. Foto: Divulgação/Sanepar
Em 2017, os Mananciais estarão abertos para visitação pública também nos dias: 8 e 9 de abril, 20 e 21 de maio, 10 e 11 de junho, 8 e 9 de julho, 19 e 20 de agosto, 16 e 17 de setembro, 7 e 8 de outubro, 11 e 12 de novembro e 9 e 10 de dezembro.
Não é necessário agendar a visita para grupos com menos de dez pessoas. Grupos maiores devem fazer agendamento pelos e- mails mananciaisdaserra@sanepar.com.br ou ucsparana@iap.pr.gov.br
Como chegar: Vá até Piraquara e de lá siga nas placas do Caminho Trentino em direção aos Mananciais, passando pelo Posto da Guarda da Sanepar, Barragem Caiguava e Centro de Educação Ambiental. A partir daí são cerca de 5 km até a entrada do complexo, mantendo a esquerda no primeiro entroncamento.