Turismo

Mochilão pela Europa

Por Rafael Bordinhão, de Curitiba
07/01/2010 02:02
Começamos em Dublin, a capital da Irlanda, onde há uns três pubs por quadra. De bar em bar, bebendo pints (canecos) de Guinnes, visitamos o Brazen Head, o mais antigo pub do mundo (1198). Também espetacular é, ali perto, a cidade de Wicklow, onde foi filmado Coração Valente, com Mel Gibson. Da Irlanda, seguimos de avião para Londres. Na capital britânica, nossa hospedagem era num albergue sobre um pub. Valeu pelo pub e pela capital cosmopolita.
Parada seguinte, Berlim, onde chegamos também pelo ar. A capital alemã é uma viagem pela história bélica do século 20. Em seguida, partimos de ônibus para Praga, na República Tcheca, com arquitetura medieval belíssima e o encanto da ponte Carlos ao entardecer. Na terra da Budweiser original, cerveja é mais barata que refrigerante.
Próximo destino: Itália. Vôo para Roma e uma aula sobre história antiga a cada esquina. Começamos a usar trens, quando seguimos para Veneza. Na cidade das gôndolas, nos perdemos em seus labirintos. Também não deixe de conhecer a praia na ilha de Lido. Trem para Florença. Arte e arte!
Agora era a vez da França. Ônibus para Nice e o mar azul turquesa da Riviera. Último trem, noturno, a viagem mais confortável. Chegamos a Paris. Tudo é menos longe de bicicleta, as imperdíveis Vélib’ (não deixe de ter um cartão de crédito com chip, pois só ele é aceito pelos terminais de aluguel das bikes). Fora os pontos turísticos de praxe, vale uma ida noturna à ponte des Arts, onde os jovens se reúnem. Esse foi o Mochilão Europa 2009!
Rafael Bordinhão, 27 anos, advogado.
* * * * * * * *
Conte a sua história na coluna Eu Fui… Envie um texto de no máximo 1.500 caracteres e uma foto do passeio.
Envie para: turismo@gazetadopovo.com.br