Turismo

Montreal, no Canadá, inaugura museu com maior coleção de Barbies do mundo

Roberto Couto
14/03/2016 22:00
Thumbnail

O Barbie Expo celebra a diversidade, expondo bonecas de todas as raças e biotipos. Fotos: divulgação.

É tudo Barbie, o tempo todo. Um novo museu no centro de Montreal, no Canadá, ostenta o título de maior exposição permanente no mundo da famosa boneca lançada em 1959. Inaugurado no início de fevereiro, o Barbie Expo reúne cerca de mil exemplares fabricados nos Estados Unidos, na Europa, na Ásia e até na Austrália.
LEIA TAMBÉM
Entre as Barbies em exposição, no espaço de 500 metros quadrados, muitas são edições limitadas, inclusive criações de grifes famosas como Vera Wang, Christian Dior, Giorgio Armani, Versace, Givenchy, Oscar de la Renta e Carolina Herrera. O museu também presta homenagem a Hollywood, expondo peças que representam divas do cinema como Audrey Hepburn, Grace Kelly, Elizabeth TaylorMarilyn Monroe, bem como personagens femininas inesquecíveis de clássicos da telona (como O Mágico de OzMy Fair Lady, Grease, Titanic e E o Vento Levou) e da telinha (como Jeannie é um Gênio).
Não faltam ainda as bonecas celebridades, que foram lançadas para eternizar personalidades como Jennifer Lopez, Barbra Streisand, Cher, Coco Chanel, Beyoncé e Kate Middleton. Além disso, o Barbie Expo também celebra a diversidade, expondo bonecas de todas as culturas, raças e biotipos.
A entrada no museu é gratuita. Mas o espaço aceita doações para Make-A-Wish Québec, famosa fundação que ajuda crianças com doenças graves a realizarem seus mais profundos desejos (a entidade tem uma filial brasileira também).
Com mais de 1 bilhão de exemplares vendidos em todo o mundo, a Barbie está presente em 150 países. Anualmente, a boneca garante US$ 1 bilhão em faturamento à empresa criadora Mattel.