Turismo

Não é só tirar a roupa. Veja como praticar o nudismo nas praias de SC

Katia Michelle Bezerra
11/01/2017 08:00
Thumbnail
Se você tem vontade de tomar um banho de mar como veio ao mundo saiba que a legislação não permite essa prática em todo o litoral brasileiro. Em algumas praias, porém, ficar nu não é só permitido como obrigatório. Em Santa Catarina, há três praias com esse perfil: Praia do Pinho, Praia da Galheta e Praia de Pedras Altas.
Antes de visitá-las, porém, é bom se informar um pouco sobre a prática e as regras de conduta de cada uma. Embora muita gente não saiba, o nudismo e o naturismo são coisas diferentes. Nas praias de nudismo, é permitido tirar a roupa e aproveitar o sol e o mar sem reservas (apenas as de saúde, como o uso de protetor solar, por exemplo). Já o naturismo tem lá suas regras.
A Federação Nacional do Naturismo elaborou uma série de perguntas mais frequentes e publicou em seu site. Entre  as dúvidas mais comuns está “como agir enquanto estiver conversando com outros”.
“É um pouco difícil para os novatos saberem para onde olhar. Para um naturista, não há diferença em estar nu. Tente ser o mais natural possível. Tudo bem em olhar. Por sua curiosidade provavelmente você inicialmente olhará para as genitálias e seios. Só não olhe fixamente. Em algum tempo, você será menos curioso sobre estas áreas e se concentrará mais na face e olhos”, instrui a Federação.
De acordo com a instituição, o naturismo é um modo de vida de quem pretende viver em harmonia com a natureza. A prática é feita em grupo e o respeito mútuo e o cuidado com o ambiente são fundamentais.
Das três praias de Santa Catarina em que é possível praticar o nudismo apenas uma, a Praia do Pinho, é recomendada pela Federação Brasileira de Naturismo. Em comum as praias têm o acesso mais restrito. Justamente por isso, aliás, no Paraná não é possível encontrar praias destinadas à pratica, já que a geografia do litoral paranaense não favorece locais mais reservados.
Veja mais sobre as praias dedicadas ao nudismo:
Praia do Pinho
Praia do Pinho é a única recomendada pela Federação Brasileira de Naturismo. Foto: divulgação.
Praia do Pinho é a única recomendada pela Federação Brasileira de Naturismo. Foto: divulgação.
Localizado no município de Balneário Camboriú, a Praia do Pinho é considerada a primeira praia dedicada ao Naturismo no Brasil. Tem o acesso restrito, mas dentro do perímetro da praia, a nudez é opcional. Já chegou a ser dividida entre solteiros e famílias. Agora, parte da praia tem uma faixa em que é possível ficar de roupas. Para se hospedar na área, no entanto, é preciso ter um passaporte naturista, emitido pela Federação Brasileira de Naturismo.
Onde: Em Balneário Camboriú, a 80 km de Florianópolis.
Como chegar: Acesso pela BR 101 entre Balneário Camboriú e Itapema ou pela Praia de Laranjeiras. O mar é limpo, com piscinas naturais entre as rochas
Praia da Galheta
Praia da Galheta: foto: divulgação.
Praia da Galheta: foto: divulgação.
Para chegar na Praia da Galheta, é preciso caminhar por uma trilha com duração aproximada de 15 minutos, por isso a nudez é opcional, já que o caminho conta com praias tradicionais. Não há muita infraestrutura no local e, por conta do mar bravo, é muito frequentada por surfistas. A Galheta é conhecida por ser a única praia de nudismo (opcional) na região de Florianópolis.
Onde: Localizada ao Leste da Ilha, a 17 km do centro.
Como chegar: a Praia da Galheta tem acesso pela Praia Mole, em uma trilha de pedras que dura aproximadamente 15 minutos caminhando.
Praia de Pedras Altas
A Praia das Pedras Altas é dividida em duas partes. Foto: Foto: Rodrigo Soldon/Flickr
A Praia das Pedras Altas é dividida em duas partes. Foto: Foto: Rodrigo Soldon/Flickr
Dividida em duas partes, a Praia de Pedras Altas tem espaço para pessoas desacompanhadas e para casais e famílias. No local, nudez é obrigatória. A entrada é feita pela Enseada de Brito. O acesso ao local é precário e apraia não é reconhecida pela Federação Nacional do Naturismo. O mar é tranqüilo, sem ondas, ideal para as crianças. Tem pousada (embora rústica), camping e lanchonete.
Onde: A 30km do centro de Florianópolis e a 20km do município de Palhoça
Como chegar: O acesso é pela BR 101, em direção do sul de Santa Catarina. A entrada para a Enseada está localizada no Km 232. Uma estrada à beira mar, no sentido sul, dá acesso a Pedras Altas