Turismo

Palácio de verão do papa é aberto à visitação

Da Redação com Reuters
19/09/2015 15:00
Thumbnail
O complexo arquitetônico de Castelgandolfo é formado por três Vilas Pontifícias, situadas em uma zona de cerca de 50 hectares localizadas nos Castelos Romanos. (Fotos: divulgação)
Se você teve vontade de conhecer o mundo pelo ponto de vista de um papa, agora pode. O Vaticano transformou parte da suntuosa residência de verão do pontífice a 24,5 km de Roma, denominada Castelgandolfo e que o papa Francisco nunca usou, em um museu e o ligou à capital italiana por trem pela linha Vaticano–Castelgandolfo–Albano Laziale.
Galeria de retratos papais e artefatos pontifícios. Foto: Divulgação
Galeria de retratos papais e artefatos pontifícios. Foto: Divulgação
Ambos foram inaugurados neste mês e um de seus principais atrativos é a chance de se debruçar em uma janela com vista para um grande pátio de onde papas anteriores a Francisco abençoaram multidões a cada domingo durante suas férias de verão. O complexo arquitetônico de Castelgandolfo é formado por três Vilas Pontifícias, situadas em uma zona de cerca de 50 hectares localizadas nos Castelos Romanos, e foram cedidas à Santa Sé com o Tratado de Latrão em 1929.
Aposentos
Na parte interna do Palácio Apostólico, sete aposentos podem ser visitados. Eles abrigam uma galeria de retratos papais e artefatos pontifícios, como vestes litúrgicas de bordados intrincados, tronos elaborados de centenas de anos e vários pares de chinelos papais, incluindo os usados pelo papa Pio 5.º, falecido em 1572.
Ao fundo, a entrada doPalácio Apostólico, que teve sete áreas privativas liberadas para visitação.<br>Foto: Divulgação
Ao fundo, a entrada doPalácio Apostólico, que teve sete áreas privativas liberadas para visitação.<br>Foto: Divulgação
Relembrando uma época na qual os pontífices preferiam a pompa, os visitantes também podem inspecionar o uniforme do “mazziere”, uma espécie de leão de chácara do papa na Idade Média cuja função era afastar as pessoas que se aproximassem demais durante a passagem do líder católico.
O papa Francisco, que tem um ritmo intenso de trabalho e abriu mão dos apartamentos papais no Vaticano em troca de uma suíte em uma casa de hóspedes, não tira férias. Ter esnobado Castelgandolfo levou a uma queda no turismo que afetou a economia local.
Os belos jardins são outra atração do Castelgandolfo. Foto: Divulgação
Os belos jardins são outra atração do Castelgandolfo. Foto: Divulgação
Revelar as instalações “foi iniciativa do papa”, contou o chefe dos museus do Vaticano, Antonio Paolucci. “Francisco disse ‘não vou a Castelgandolfo porque tenho muito o que fazer no Vaticano’, por isso me pediu para abrir o palácio e os arredores ao público”.
Jardins
Os belos jardins são outra atração do Castelgandolfo. Na parte externa da majestosa construção é possível contemplar o Viale dei Ninfei, o tanque que contém uma imagem de Nossa Senhora e que era reconhecido por ser um dos locais preferido de João Paulo II e de Bento XVI para descansar durante seus passeios, o anfiteatro romano, o jardim das magnólias e das ervas aromáticas, além do criptopórtico, as galerias subterrâneas construídas na época do imperador Domiciano.
SERVIÇO
Mais informações e como agendar visitas no site dos Museus do Vaticano.