Turismo

Nova rota no Paraná quer atrair turismo de aventura em 255 km de estrada

Guilherme Grandi
17/08/2018 17:00
Thumbnail

Parte do roteiro margeia as águas do Rio Ivaí, do norte à região central do estado. Foto: divulgação.

Criada no começo deste ano, a Rota de Cicloturismo do Vale de Aventura passa por dez cidades do norte do Paraná com atrativos como cachoeiras, cânions, rios e florestas. São 255 quilômetros de extensão que podem ser percorridos de bicicleta, carro, moto e até mesmo a pé, ao longo do curso do rio Ivaí.
O roteiro começa na cidade de Borrazópolis, a cerca de 90 quilômetros de Maringá, e termina em Mauá da Serra, já quase na região central do estado. De acordo com Fábio Couto Rosa, um dos organizadores do projeto, a rota é dividida em cinco etapas que podem ser percorridas inteiras ou em apenas alguns trechos.
Entre os caminhos da rota do Vale de Aventura está a floresta de eucaliptos na altura de Ortigueira. Foto: divulgação.
Entre os caminhos da rota do Vale de Aventura está a floresta de eucaliptos na altura de Ortigueira. Foto: divulgação.
“Há rios com corredeiras, plantações bem diversificadas, florestas de araucárias, colônias de imigrantes, colinas e cânions de até 1.200 metros de altitude”, conta. A ideia é de que os turistas fiquem na região desde um fim de semana a até pelo menos cinco dias de viagem.
O roteiro todo passa pelas cidades de Borrazópolis, Cruzmaltina, Grandes Rios, Rio Branco Ivaí, Rosário do Ivaí, Faxinal, Jardim Alegre, Lidianópolis, Ortigueira e Mauá da Serra.

Atrativos

Apesar de o foco do roteiro ser o cicloturismo, a ideia é de que o caminho possa ser percorrido de diversas formas, em atividades que não fiquem apenas na estrada. José Manoel Silva Junior, também organizador do Vale de Aventura e secretário de turismo da cidade de Rosário do Ivaí, conta que os turistas vão encontrar atividades como voos de parapente, rapel em cachoeiras, esportes aquáticos, entre outros.
É no município de Grandes Rios, por exemplo, que a seleção brasileira de remo já fez treinos para competições nacionais e internacionais no rio Ivaí. No caminho também estão as cachoeiras das cidades de Rio Branco do Ivaí e Faxinal – uma delas com uma tirolesa de 180 metros – e saltos com mais de 120 metros de altura.
Nas localidades de Vista Alegre e Vila Formosa, os turistas podem fazer uma ‘imersão’ nas florestas de eucalipto e de seringueiras em algumas das propriedades. E ainda provar o café direto dos cafezais de Flórida do Ivaí.
Há trechos que passam no meio de plantações de soja, milho e trigo. Foto: divulgação.
Há trechos que passam no meio de plantações de soja, milho e trigo. Foto: divulgação.
Já em Cruzmaltina, a cidade está construindo uma réplica de um dos portais da entrada da Basílica de Aparecida – santuário no interior de São Paulo – que faz parte do roteiro que inclui também o passeio na Igreja Nossa Senhora Aparecida.
Depois, em Rosário do Ivaí, um dos trechos leva até propriedades de agricultores familiares que produzem queijos e vinhos artesanais. “A localidade também é conhecida como a Capital da Uva Niágara do Paraná”, completa José Manoel da Silva Junior.
E por fim, atingindo o ponto mais alto da Serra do Cadeado, em Mauá da Serra, há uma rica gastronomia colonial e passeios até o mirante e o morro da Pedra Branca, já chegando em Ortigueira.
Quem quiser ainda pode contratar uma equipe de apoio para o passeio de bicicleta. Foto: divulgação.
Quem quiser ainda pode contratar uma equipe de apoio para o passeio de bicicleta. Foto: divulgação.

Passeio com comodidade

É possível chegar ao Vale de Aventura de carro pela BR-376 (Rodovia do Café) ou de avião nos aeroportos de Londrina ou Maringá. “Há um receptivo que pega os passageiros nos terminais e leva até o ponto de partida do roteiro, em Borrazópolis”, explica Fábio Couto Rosa.
As diárias no resort que inicia a rota, Solar Água do Ivaí, custam a partir de R$ 600 por casal com pensão completa (exceto bebidas) e passeios.
Quem quiser pode contratar também uma equipe de apoio que acompanha o passeio de bicicleta, com alimentação, transporte dos equipamentos e atendimento o dia todo. O serviço custa R$ 2.800 por pessoa para quatro dias de permanência (no mínimo quatro pessoas), com a volta aos aeroportos independente de onde o turista terminar (Borrazópolis, Grandes Rios, Rosário do Ivaí, Faxinal ou Mauá da Serra).
Serviço:
Resort Solar Água do Ivaí
Rua Pernambuco, 51, Borrazópolis
(43) 99603-3966
Hotel Avenida
Av. Brasil, 688, Grandes Rios
(43) 98424-9068
Hotel e restaurante Gela Goela
PR-082, Rosário do Ivaí
(43) 3465-1240
Hotel Pires
Rua Santos Dumont, 1126, Faxinal
(43) 3461-2999
Pousada Mapy
BR-376, Km 296 (Alto da Serra Cadeado), Mauá da Serra
(43) 3464-1325
LEIA TAMBÉM: