Turismo

O Círio de Nazaré é a maior festa cristã do país

Adriano Justino
07/08/2008 03:03
Este ano a festa será no dia 12 de outubro. Como em todos os anos, a procissão sairá pela manhã da frente da Catedral de Belém e seguirá até a Praça Santuário de Nazaré. Lá, a imagem da Virgem ficará exposta por 15 dias, para veneração dos fiéis.
Percurso
O percurso é de 3,6 quilômetros. Em 2004, aconteceu o Círio mais longo da história. Foram necessárias nove horas e 15 minutos para completar o percurso.
Durante o trajeto, os romeiros de várias partes do Brasil e também do exterior seguem a Berlinda, que carrega a imagem da Virgem de Nazaré. A grossa corda que a puxa é disputada por milhares de fiéis, que cumprem promessas, rezando e cantando hinos de louvor à Virgem. Simbolizando a graça alcançada, os romeiros levam na cabeça casas, pedaços do corpo em cera e os mais variados objetos que representam o que teriam conseguido com a fé à Virgem. Quase todos caminham descalços. Não é difícil ver pés e mãos sangrando. No caminho, as ruas e casas são enfeitadas em homenagem à santa.
A procissão termina na Basílica de Nazaré. Em frente a ela, é rezada uma missa pelo arcebispo de Belém, onde todos os devotos são abençoados. Depois disso, as famílias se reúnem para confraternizar em torno de uma mesa com pratos típicos da cozinha paraense. No tradicional almoço do Círio, o pato no tucupi não pode faltar. As comemorações começam 30 dias antes, com missas, novenas e romarias via terrestre e fluvial. Pela grandiosidade que representa, o Círio de Nazaré foi registrado como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), há quatro anos. Tudo sobre a tradição católica pode ser conferido no Museu do Círio.
* * * * * *
Serviço:
Museu do Círio. Rua Padre Champagnat, s/n, Cidade Velha. Fone (91) 4009-8846. De terça a domingo, das 10 às 18 horas. Ingressos a R$ 2, com meia entrada para estudantes. Gratuito para todos às terças-feiras.