Turismo

O lado de lá da Europa

Adriano Justino
24/05/2007 23:39
O Leste Europeu, que por muito tempo ficou à margem do turismo – e da vida – ocidental por conta da Cortina de Ferro socialista (os países da porção oriental da Europa eram influenciados pela antiga União Soviética), agora está no centro das atenções de viajantes – principalmente dos que procuram novos destinos. Países como Hungria, República Tcheca e Polônia já figuram como destinos disputados. Na maioria dos pacotes, por questões mercadológias, coloca-se a Áustria também no roteiro. Em alguns, Berlim, na Alemanha, também entra na viagem – por questões ideológicas, já que a capital alemã foi metade socialista. Em outros, indicados para quem quer conhecer o Leste Europeu de verdade, Polônia e Rússia estão no roteiro. Confira algumas dicas de três das principais capitais do Leste Europeu incluídas em pacotes turísticos.
1 – Viena (Áustria) – É verdade que Viena nem era para estar nos roteiros do Leste Europeu, mas também é verdade que a inclusão da capital austríaca nesses roteiros os enriquecem muito. Assim, pelo interesse turístico, dá para deixar de lado qualquer implicância geográfica ou ideológica. Em Viena, visite o Teatro Nacional, o Parlamento, o Museu Belvedere e o Palácio Imperial Hofburg. Tem tempo? Vá até Schönbrunn, palácio com nada menos que 1.400 quartos.
2 – Budapeste (Hungria) – Até 1873, a capital húngara era dividida em duas: Buda, com a realeza, e Peste, com a plebe. Cerca de um século e meio após a união, a cidade é divida agora apenas pelo rio Danúbio. Não dá para deixar de fazer uma visita ao Parlamento da Hungria – considerado o mais bonito da Europa. Imperdíveis também são a Praça dos Heróis, a Catedral de San Matias e o Bastião dos Pesadores, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
3 – Praga (Rep. Tcheca) – Os vestígios do passado socialista da capital tcheca ainda estão presentes, mas cada vez mais apagados. “O museu do Comunismo fica atrás de uma loja do McDonald’s”, lembra o estudante universitário Arthur Caio Monteiro, que esteve lá no início deste ano.
A cidade é dividida pelo rio Vltava. Ligando as duas partes, há a bela Ponte Carlos IV. Além da ponte, merecem uma visita o Castelo de Praga e sua Catedral de San Vito, as praças Venceslau e Staromestké Namesti e a Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa.