Turismo

Destinos pelo mundo que todo fã de Star Wars precisa conhecer

Roberto Couto com Estadão
28/11/2015 15:00
Thumbnail

Star Wars é o tema da decoração da famosa loja de departamentos Galeries Lafayette, em Paris.

Enquanto o Star Wars : Episódio 7 – O Despertar da Força não entra em cartaz, a estreia no Brasil será no dia 17 de dezembro, é possível embarcar na história de Luke Skywalker e Darth Vader em exposições, atrações e até nos cenários onde foram gravados alguns dos episódios. Prepare seu sabre de luz e caia na estrada no roteiro a seguir:
Tunísia
Quatro dos filmes da saga Star Wars tiveram as cenas do planeta Tatooine gravadas no sul da Tunísia, no deserto do Saara – incluindo o que deu origem à série, em 1977. Os fãs vão logo identificar Mos Espa, a cidade portuária de casas brancas e arredondadas em meio ao chão de areia batida. A estrutura construída para as gravações continuam ali – só faltam os alienígenas. Antes de viajar para a Tunísia, é bom verificar as recomendações de sites como o Travel Alerts, dos Estados Unidos. No momento, ele avisa para ter cautela, já que houve ataques recentes em áreas turísticas.
Rancho Obi-wan (EUA)
Outro lugar repleto de objetos do filme é o Rancho Obi-Wan, em Petaluma, ao norte de São Francisco, na Califórnia (EUA). O colecionador Steve Sansweet reuniu mais de 300 mil itens em uma antiga granja de 828 metros quadrados, como máscaras, brinquedos e action figures. O próprio Steve conduz os visitantes – o tour dura cerca de 2 horas e custa US$ 60.
Madame Tussauds de Londres e Berlim
Os melhores lugares para tirar uma selfie com seu personagem favorito são as unidades de Londres e Berlim (foto) do museu de cera Madame Tussauds. Na Alemanha, o espaço dedicado à saga foi ampliado este ano e, nas duas capitais, é possível passear por cenas reproduzidas dos filmes
Paris
Star Wars é o tema da decoração da famosa loja de departamentos Galeries Lafayette, em Paris.
Star Wars é o tema da decoração da famosa loja de departamentos Galeries Lafayette, em Paris.
Star Wars é o tema da decoração da Galeries Lafayette (40 Boulevard Haussmann), na capital francesa. Uma árvore de natal gigantesca foi instalada no centro da loja de departamento. Com atmosfera futurista, a chuva de estrelas e os meteoros de ouro e prata, além das luzes espalhadas pelas lojas e corredores, iluminam ainda mais o tradicional prédio, que tem mais de 120 anos. Os soldados Stormtroopers (foto), é claro, estão por lá.
Walt Disney World (EUA)
A partir de 1.º de dezembro, novas experiências ligadas ao universo Star Wars estarão presentes no parque Hollywood Studios, no Walt Disney World, em Orlando (EUA). Uma delas será o Star Wars Launch Bay, onde os fãs poderão interagir com diversos elementos do universo da saga e encontrar personagens. No Launch Bay Theater, os visitantes poderão assistir a entrevistas com membros da equipe responsável por alguns dos filmes. No Star Wars Game Center haverá video games com jogos existentes e alguns inéditos. Haverá ainda galerias temáticas, que representarão detalhes da saga, como as naves espaciais, réplicas de maquetes e cenários e figurinos. (Fotos: divulgação)