Turismo

O mais importante da Europa

Adriano Justino
11/01/2007 21:33
A parte mais antiga de Périgueux é o distrito La Cité, que no passado foi o povoado galo-romano de Vesunna. A maior parte das construções foi derrubada no século 3, mas alguns vestígios do templo, da arena e de uma suntuosa vila permaneceram. Quase toda essa história milenar é possível ver no La Domus de Vesonne, um museu de arte galo-tomana, inaugurado em 2003. É o mais importante da Europa.
São restos de muralhas e de um anfiteatro, além de utensílios da época. Projetado pelo arquiteto Jean Naouvel, sua construção lembra muito a Ópera de Arame e o Jardim Botânico, de Curitiba.
A construção do museu foi em função das ruínas e da importância em conservá-las como parte da história do município, informou Catherine Louis, responsável pelo atendimento aos turistas.
Bem próximo dali também está a Igreja Saint Etiénne, a primeira de Périgueux.
Também merece uma visita o Museu Militar, com acervo distribuído em três níveis. Guard documentos, armas de fogo e brancas, entre muitos objetos da Guerra de Cem Anos.
Serviço:
Museu Galo-Romano – Av. Daumesnue, 9. Abre diariamente das10 às 18 horas, e é fechado somente no dia de Natal e no dia 1.º de janeiro. Ingresso – 4,50 euros (adultos); 3 euros (crianças de 6 a 12 anos).
Museu Militar – Rue des Farges, 32. Abre diariamente. Ingressos – adultos, 3,50 euros; crianças até 10 anos, gratuito.