Turismo

Está com frio? Saiba como vivem os moradores da cidade mais fria do mundo

Redação
20/07/2017 08:00
Thumbnail
Se você acha que está tão frio que não tem como piorar precisa conhecer o vilarejo russo de Oymyakon. O local é considerado a cidade mais fria do mundo. Lá a temperatura mínima nos meses de Dezembro a Fevereiro é de -50° C (vamos escrever por extenso para ficar bem claro: menos cinquenta graus Celsius!!!). A mais baixa temperatura já registrada foi de -71,2° C.
Localizada na Sibéria, no leste do território russo, a cidade tem cerca de 900 habitantes, que têm uma vida um tanto particular. Por causa do frio, durante um mês as crianças não podem ir à escola. Quando alguém morre é preciso acender uma fogueira para derreter o gelo, senão não é possível abrir o buraco da sepultura.
As casas em Oymyakon, a cidade mais fria do mundo, não possuem água corrente porque os canos congelam. A água potável é obtida através de raspagens no gelo formado em um dos rios que cruzam o território. A região é possui mananciais de águas termais. Destas fontes vem a água para uso doméstico, trazida diariamente para a cidade em um caminhão-tanque. O aquecimento é fornecido por uma usina que queima carvão 24 horas por dia. Existe conexão de internet e televisão por satélite, mas é comum os celulares congelarem quando levados para a rua.
Como nada que é vegetal cresce no solo da região, os habitantes têm uma dieta basicamente com carne e derivados de animais. Frutas e legumes vêm de outros lugares, mas são muito caros. A cidade possui apenas uma loja que vende produtos básicos para a população. Muitas casas não possuem geladeiras, já que é possível usar as varandas para manter a comida congelada.
Os carros precisam de garagens aquecidas, senão os motores formam blocos de gelo e não funcionam. Os aviões têm dificuldade para pousar no inverno, por isso, boa parte das mercadorias e mantimentos chegam apenas pela estrada federal Kolyma. A cidade mais próxima, fora do distrito, fica a 929 kms. Além de Oymyakon, há outras cinco cidades na região, com o total de 5.000 habitantes.
As crianças não podem brincar na rua quando a temperatura chega abaixo dos -60°. Quando está perto dos -50° é permitido brincadeiras ao ar livre por apenas 20 minutos. A maioria dos moradores trabalha com mineração. A região é rica em ouro e antimônio, um metal raro. Além da atividade, há também criação de renas, gado e cavalos, além de caça e pesca no gelo.
Originalmente, na década de 1920, a cidade funcionava como uma parada para pastores de renas, que aproveitavam as águas termais do manancial próximo que dá nome à região. Com o objetivo de acabar com o nomadismo, o governo da União Soviética forçou os pastores a se estabelecerem definitivamente no local, formando a cidade como é hoje.
Veja fotos da vida em Oymyakon, a cidade mais fria do mundo.
As imagens são do fotógrafo Amos Chapple:
Em Oymyakon, a cidade mais fria do mundo, o frio congela tudo o que não estiver coberto: lágrimas, barba e cílios. (Foto: Amos Chapple)
Em Oymyakon, a cidade mais fria do mundo, o frio congela tudo o que não estiver coberto: lágrimas, barba e cílios. (Foto: Amos Chapple)