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Conhecer os direitos e os deveres dos usuários de transporte aéreo pode ajudar a evitar transtornos durante as férias. Foto: Bigstock
Conhecer os direitos e os deveres dos usuários de transporte aéreo pode ajudar a evitar transtornos durante as férias. Foto: Bigstock| Foto:

Todo mundo tem alguma história sobre problema com companhia aérea para contar. Seja um cancelamento de voo, dificuldade de receber um reembolso ou mesmo um extravio de bagagem. Mas você sabe quais seus direitos e deveres como usuário do transporte aéreo?  Para tentar facilitar a vida dos passageiros, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) reuniu em uma única página as principais informações sobre documentos para embarque, check-in, bagagem, atrasos e cancelamentos, dentre outros tópicos que geram dúvidas antes, durante ou depois de uma viagem de avião.

Os usuários podem acessar a página temática Passageiro Digital: www.anac.gov.br/passageirodigital e encontrar todas as informações imprescindíveis para quem está com viagem de avião marcada. Com conteúdo simples e informações a um ou no máximo dois cliques, o site é otimizado para dispositivos móveis, agilizando o acesso por celulares ou tablets. Dessa forma, os usuários não precisam usar a memória de seus aparelhos para consultar diferentes aplicativos. O objetivo da ANAC é facilitar o acesso à informação.

Site reúne principais dúvidas de viajantes. Foto: Reprodução
Site reúne principais dúvidas de viajantes. Foto: Reprodução| Roberta Bertolini Braga

No site, o usuário poderá encontrar o conteúdo organizado de acordo com os temas e subtemas mais procurados. Entre as informações que podem evitar transtornos durante uma viagem de avião, é possível consultar os documentos necessários para embarque, seja para viagens nacionais ou internacionais, além de detalhes específicos sobre viajar com crianças. Em outro tópico da página estão concentradas as principais dúvidas sobre check-in e embarque, como formas de check-in, horários e requisitos para embarque. A seção sobre bagagem traz informações sobre bagagem de mão, bagagem despachada, extravio e furto.

De atraso a pouco espaço para as pernas: as principais queixas dos viajantes de avião

O usuário pode encontrar no site, ainda, indicação de como proceder em casos de atraso, cancelamento, desistência e preterição, além de valores de taxas e prazo de reembolsos. Na seção de reclamação e atendimento, estão listados os contatos das principais companhias aéreas nacionais e internacionais e a indicação de como proceder caso o problema não seja resolvido pela empresa.

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