Turismo

Pane na madrugada atrasa 100 voos e cancela oito no Aeroporto de Guarulhos

Guilherme Grandi
20/07/2018 13:55
Thumbnail

O maior e mais movimentado aeroporto do país foi também o mais afetado pela falha no radar da FAB. Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil.

Uma falha nos radares da Aeronáutica provocou o atraso de 100 voos e o cancelamento de outros oito no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (20). Foram afetadas partidas e chegadas domésticas e internacionais em um dos horários mais movimentados do terminal.
De acordo com a concessionária GRU Airport, que administra o terminal, a pane teria começado pouco antes da 0h, mas as operações só foram normalizadas por volta das 10h da manhã.

Voos afetados

Das 266 partidas e chegadas programadas, 59 eram internacionais e alguns pousos precisaram ser desviados para outros aeroportos. No entanto, a concessionária não informou quantos voos seguiram para outras cidades, principalmente Campinas.
O Aeroporto Internacional de Viracopos, que também teria sido afetado pela falha nos radares da Força Aérea Brasileira (FAB), teve 10 partidas atrasadas durante a madrugada.
As companhias aéreas que operam no Aeroporto Internacional de Guarulhos informaram que acompanharam a situação dos voos e prestaram o atendimento necessário aos passageiros.

“Instabilidade”

A FAB informou que ocorreu uma “instabilidade no sinal do radar de controle da Área de Controle Terminal de São Paulo (APP-SP)” às 23h26, e que afetou as operações nos aeroportos de Guarulhos e Campinas. O problema teria sido regularizado às 0h06, mas os efeitos durado até o começo do dia.
Ainda segundo a Força Aérea, o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) adotou medidas para “contingenciamento de fluxo” entre as aeronaves de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.
LEIA TAMBÉM: