Turismo

Passeio noturno da lua cheia por Vila Velha é uma das atrações para o fim de semana

Guilherme Grandi
20/09/2018 16:00
Thumbnail

O passeio noturno em Vila Velha propõe uma nova perspectiva do parque. Foto: reprodução Facebook.

Neste fim de semana começa mais um ciclo de lua cheia, e no sábado (22) haverá um passeio noturno pelo Parque Estadual de Vila Velha. A ideia do roteiro é mostrar os arenitos sob uma nova perspectiva, iluminados pelo luar.
O trajeto, de cinco quilômetros, inicia no Centro de Visitantes por uma estrada asfaltada até a Taça, uma das formas de arenito mais famosas do sítio geológico; depois, o caminhante parte para a trilha dos arenitos. O trajeto tem grau de dificuldade leve e a idade mínima para participação é de 8 anos.  Durante o passeio, os guias falam sobre os aspectos naturais da Unidade de Conservação e Astronomia.
O pacote a partir de R$ 125 inclui a saída de Curitiba para Ponta Grossa às 16h, café colonial em Witmarsum (pago à parte), todo o roteiro pelo parque e volta à capital às 23h30. As inscrições e mais informações podem ser consultadas aqui.
O fim de semana ainda terá mais 8 eventos para você aproveitar os primeiros dias da Primavera:

Feira Faça a Festa

A feira mostrará as novas tendências para a produção de festas de crianças e adolescentes. Foto: Gustavo Wanderley/divulgação.
A feira mostrará as novas tendências para a produção de festas de crianças e adolescentes. Foto: Gustavo Wanderley/divulgação.
Mais de 60 empresas de artigos para festas de crianças estarão em Curitiba neste fim de semana para a terceira edição da feira Faça a Festa, no ParkCultural. Elas trazem à cidade as novidades e tendências na organização de eventos infantis, como decoração, doces artísticos e lembrancinhas.
Além dos expositores, a feira terá uma programação cultural com atividades gratuitas para as crianças, shows, brinquedos infláveis, oficinas e área kids.
Serviço:
Faça Festa Curitiba 2018
Sábado (22), das 11h às 20h, e domingo (23), das 11h às 19h, no ParkCultural
Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 (ParkShopping Barigui), Mossunguê
Entrada gratuita.

Bem estar

Um dos eventos de bem estar do fim de semana, o Mindfulness propõe um encontro de meditação e autoconhecimento. Foto: reprodução Facebook.
Um dos eventos de bem estar do fim de semana, o Mindfulness propõe um encontro de meditação e autoconhecimento. Foto: reprodução Facebook.
No sábado (22), a Caminhada da Primavera terá diversas atividades e uma equipe do Hospital IPO para falar sobre as doenças mais comuns da estação, como as crises de rinite alérgica. Das 8h às 11h no Parque Barigui, e a participação é gratuita.
No mesmo horário, um workshop de acupuntura irá explicar como funciona este ramo da medicina tradicional chinesa. Participam a mestranda em bioquímica da UFPR, Gabriele Alves, e o massoterapeuta Bruno Zillig Kotvisky. No setor de ciências biológicas do Centro Politécnico da UFPR (Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100, Jardim das Americas), e a participação custa R$ 25.
Já no domingo (23), o professor Alexandre Vidal ministra mais uma edição do tradicional aulão de tai chi chuan do Parque Barigui. Às 10h na área do Salão de Atos, e a participação é gratuita.
Um pouco depois, o médico Luiz Fernando Nicolodi promove a 9ª edição do Mindfulness no Parque Barigui, encontro de meditação e autoconhecimento com a arrecadação de donativos para entidades carentes. Às 10h30 no coreto do Salão de Atos, e a participação também é gratuita.

Multicultural

O festival terá intervenções artísticas e de design no Centro Europeu do Batel. Foto: divulgação.
O festival terá intervenções artísticas e de design no Centro Europeu do Batel. Foto: divulgação.
O festival I Like It terá 20 atividades simultâneas entre workshops, intervenções artísticas, apresentações de bandas e dj’s locais, exposições, feira gastronômica, projeções e brechós neste sábado (22).
A ideia é proporcionar uma experiência multicultural para todos os bolsos e gostos, além de inspirar novos criadores da cidade. Também serão realizadas aulas de automaquiagem, estilo, debate de literatura italiana, arte renascentista e design.
Das 10h às 20h no Centro Europeu do Batel (Rua Benjamin Lins, 999), e a entrada é gratuita.

Pet

Os aulões de adestramento ensinam técnicas para melhorar o comportamento do seu cão. Foto: VisualHunt.
Os aulões de adestramento ensinam técnicas para melhorar o comportamento do seu cão. Foto: VisualHunt.
Aproveitando que a previsão é de um fim de semana com temperaturas um pouco mais altas, que tal levar o seu pet para passear ou participar de diversas atividades?
No sábado (22), o tradicional aulão de adestramento da Hiperzoo irá ensinar técnicas para trabalhar o comportamento do seu cãozinho, com o tema ‘senta, deita e fica’.
Às 10h na Rua Des. Westphalen, 3448, Parolin, e a participação é gratuita mediante a compra de qualquer produto no petshop.
Já no domingo (23), tutores de cães das raças Jack Russel Terrier e Lhasa Apsos participam de um encontro também na Hiperzoo. Eles vão contar como é criar esses cachorros e trocar experiências sobre o dia a dia deles.
Das 12h às 17h, e a participação também é gratuita.
Lembrando que: as inscrições para o Cachorro do Ano estão abertas! Já inscreveu seu dog? É bem simples: todo o regulamento e ficha podem ser vistos no site do concurso.
Aproveite bem o seu fim de semana!
LEIA TAMBÉM: