• Carregando...
Famosa por ter servido de cenário para o filme "A Praia", Maya Bay está sofrendo com o excesso de turistas. Foto: Marina Fabri
Famosa por ter servido de cenário para o filme "A Praia", Maya Bay está sofrendo com o excesso de turistas. Foto: Marina Fabri| Foto:

Quem visitar a Tailândia entre os meses de junho e setembro deste ano não poderá ter acesso a uma das praias mais famosas do país. Maya Bay fica na ilha de Koh Phi Phi Leh e ficará fechada ao público por três meses.

A medida é uma tentativa de recuperar os corais marinhos, danificados pela intensa circulação de pessoas.

Entre outras coisas, Maya Bay é famosa por ter servido de cenário para o filme “A Praia” (2000), com Leonardo DiCaprio. Todos os dias, mais de cinco mil visitantes passam por ali. Grande parte deles chega à praia de barco, a partir de outras praias da região, como Phuket ou Koh Phi Phi.

A jornalista Marina Fabri,  apaixonada pela Tailândia, diz que concorda com a medida do governo tailandês. “Essa é uma praia bem pequenininha. Então é claro que a quantidade de gente que vai para lá, os barcos circulando e etc. têm um impacto na natureza”, opina.

Marina já visitou a Tailândia duas vezes, e explica que chegar a Maya Bay normalmente não é muito simples. Como não há hotéis ou restaurantes, as pessoas costumam ir até lá para passar uma parte do dia. “A praia é fechada. Você fecha um tour saindo de alguma praia ali perto e vai de barco até lá. Aí paga uma taxa extra de conservação (quando eu fui eram cerca de US$ 10 – mais ou menos R$ 33). E ela é muito lotada, especialmente de manhã, que é quando sai a maioria dos tours. Quem vai de manhã realmente só consegue ver barcos e pessoas, porque ela fica lotadíssima.”

A maior parte dos turistas vai a Maya Bay pela manhã. Na imagem, feita no período da tarde, vários deles se encaminham para pegar os barcos de volta a outras praias. Foto: Marina Fabri
A maior parte dos turistas vai a Maya Bay pela manhã. Na imagem, feita no período da tarde, vários deles se encaminham para pegar os barcos de volta a outras praias. Foto: Marina Fabri

Ambiente em risco

A Tailândia já perdeu quase 80% de seus bancos de corais. Quem afirma é Thon Thamrongnawasawat, da faculdade de ciências da pesca da Universidade Kasetsart de Bangkok. O prejuízo é resultado da alta exploração turística no país. Afinal, receber mais turistas não significa só ter mais barcos circulando e atracando nas praias. Também quer dizer mais plástico sendo deixado no mar e na areia e mais hotéis sendo construídos.

Em 2016, o Departamento de Recursos Marinhos e Costeiros do país fechou outras quatro ilhas tailandesas: Koh Tachai, Koh Khai Nok, Koh Khai Nui e Koh Khai Nai. À Deutsche Welle, empresa de comunicação alemã, Thamrongnawasawat disse que esses fechamentos temporários ainda não são a solução ideal para o problema.

Para ele, a única forma de recuperar  o meio ambiente degradado de Maya Bay e outras praias é fechando-as definitivamente.

E não é só a Tailândia que sofre com o excesso de turistas: lugares como Barcelona, na Espanha, Santorini, na Grécia, e Machu Picchu, no Peru, já têm medidas para diminuir a circulação de pessoas.

Embora Maya Bay seja um dos destinos mais populares do país, quem já tem viagem programada para a época em que ela estará fechada não precisa se desesperar. Marina diz que “a praia é realmente linda, mas não sei se tem uma praia feia na Tailândia. Então as pessoas podem aproveitar pra explorar outras tão bonitas quanto. Eu sugiro Hong Island, que tem mais peixinhos coloridos para ver”.

LEIA TAMBÉM:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]