Turismo

Ainda dá tempo: mais da metade dos brasileiros dá presente de Natal em cima da hora

Redação
25/12/2017 12:00
Thumbnail

(Foto: VisualHunt) | Craig Desrosiers

Comprar presente de última hora, deseja passar o Natal em destinos com climas mais frios, o que representa o Papai Noel para cada um. Essas e outras perguntas foram feitas em uma pesquisa que mostrou o comportamento dos brasileiros.
Para maioria dos brasileiros, o destino favorito para passar as festas de fim de ano, especialmente o Natal, são os países de clima frio, como Estados Unidos, Canadá, França e Reino Unido. A opção foi escolhida por 58% dos entrevistados de uma pesquisa da companhia aérea internacional British Airways, realizada pela OnePoll.com.

Cerca de mil pessoas foram entrevistadas e os resultados mostraram comportamentos e preferências sociais e de turismo da população brasileira durante o período natalino.

Embora a prioridade ainda seja passar o Natal em casa ou em casa de parentes, conforme 44% dos entrevistados mostraram, 26% disseram que gostariam de passar o feriado em outro país. O levantamento apontou ainda que  40% dos brasileiros tiveram a oportunidade, em outros anos, de passar o Natal em um país estrangeiro.
Dos comportamentos sociais, a pesquisa revelou que 47% dos entrevistados disseram participar de uma a duas festas de Natal todos os anos, e 32% ainda conseguem se desdobrar entre três a quatro celebrações. Em média, cada brasileiro saboreia ao menos duas ceias natalinas.
Que Papai Noel? Natal é para o menino Jesus
Outra pesquisa, realizada pelo Google Consumer Survey, também revela hábitos dos brasileiros nas épocas natalinas. Para 41% dos entrevistados, Natal significa lembrar do menino Jesus, antes do Papai Noel. O mais importante nessa época do ano, é estar em família e confraternizar, resposta dada por 80% dos entrevistados. Confira mais algumas das verdades natalinas dos brasileiros:
1) Presente, no Natal, não é o mais importante. Mais do que o próprio termo ‘Natal’, as palavras mais pesquisadas no Google que fazem relação com o fim de ano são: “mensagem de Natal”. Na frente dos presentes (opção escolhida por 27% dos entrevistados) e decoração (26%), está a ceia – considerada item indispensável nessa época para 47%.
2) Organizar a festa de fim de ano não é estressante.  Para 86% dos entrevistados, planejar os encontros em família e organizar a ceia não são estressantes. São, pelo contrário, atividades tranquilas e até divertidas. Outros 78% afirmaram que, no ano anterior (2016), tudo ou quase tudo aconteceu conforme planejado nas festas.
3) O símbolo de Natal, para o brasileiro, é Jesus. Papai Noel não é a primeira referência de Natal, conforme 41% dos entrevistados, mas sim Jesus. O bom velhinho ficou na lembrança de 12% das pessoas.
4) Natal é para ficar em família e confraternizar. O benefício mais importante do Natal é estar com os familiares e confraternizar, segundo 80% dos entrevistados. Isso seria, para eles, indispensável.

5) Presentes de Natal em cima da hora.  Quase metade dos entrevistados disse que começam a pesquisar pelos presentes de Natal em outubro, mas que apenas concretizam a compra em cima da hora, em dezembro. Para 76%, as compras são feitas no último mês e 38% separam os dias antes da data para ir aos shoppings.

6) Para o brasileiro, todo mundo deve ganhar presente. Dos entrevistados, 92% afirmaram que pretendem comprar ou já deram algum presente de Natal neste ano. As pessoas mais lembradas são pai e mãe (59%), filhos (50%) e amigos (34%). Outro dado interessante mostra que 15% das pessoas planejam dar mais de 10 presentes neste ano.
7) Amigos secretos são muito populares. Em 2015, no auge da crise, a busca por amigo secreto no Google chegou ao pico – e não diminuiu muito desde então. Para quem vai participar dessas brincadeiras, o ticket médio esperado é baixo – 74% pretendem gastar até R$ 100.
LEIA TAMBÉM