• Carregando...
Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook| Foto:

Um australiano virou notícia ao fazer um experimento com o serviço de transporte de bagagens da empresa aérea Qantas, na Austrália. Viajando só com bagagem de mão, ele despachou uma única latinha de cerveja em um voo entre Perth e Melbourne, do outro lado do país.

Foi uma brincadeira, claro: os australianos são conhecidos por beberem bastante, e o passageiro (chamado de “herói” pelo site britânico Unilad) só queria ver se a graça dava certo — além de forjar a imagem insólita de uma lata de cerveja descendo a esteira de bagagens para postar nas redes sociais.

A latinha solitária na esteira de bagagens. Foto: reprodução facebook.
A latinha solitária na esteira de bagagens. Foto: reprodução facebook.| © Supplied

É possível?

Especialmente depois da liberação da cobrança pelas bagagens despachadas no Brasil, a ideia de despachar algo que poderia ser levado na cabine não faria o menor sentido, pelo menos em voos domésticos.

Mas seria possível: a regulação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) não determina um limite mínimo para o despacho. A única recomendação, informou a assessoria de imprensa da Gol, é que o passageiro tenha o cuidado de embalar adequadamente o item a ser despachado. A da Azul diz que os clientes “podem despachar tudo o que se compreenda por ‘bagagem’, desde que não comprometa a segurança do voo”.

Regras

Em voos domésticos, a latinha poderia na cabine sem problemas no Brasil. De acordo com as normas da aviação civil, podem ser transportados até cinco litros de bebida (com graduação alcoólica máxima de 70%) por passageiro, desde que em recipientes de no máximo um litro e com lacre de fábrica — tanto na bagagem de mão quanto na despachada.

As regras são diferentes para voos internacionais ou com conexão internacional. Nestes casos, o limite de qualquer líquido na bagagem de mão é de 100ml em embalagens que facilitem a inspeção. A exceção é para para bebidas compradas na área de embarque ou nas free shops: elas vão precisar de comprovantes, mas também podem ser transportadas nos limites descritos acima.

Em resumo: se você for embarcar em um voo internacional só com bagagem de mão e fizer realmente muita questão de levar uma lata de cerveja de supermercado com você, é possível, em teoria, mandá-la para a esteira sozinha. Mas você fará melhor se bebê-la no saguão e deixar esta péssima ideia para lá.

LEIA TAMBÉM

Deixar para pagar o despacho da bagagem na hora do check-in fica mais caro

Organize a mala de mão para não pagar taxas extras de despacho

Saiba quanto cada companhia aérea vai cobrar pela bagagem despachada

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]