Turismo

Quer viajar de bike por Roma? Veja dicas de um cicloviajante

Camille Bropp Cardoso
22/05/2015 10:53
Thumbnail
Paulo Ruspoli Misasi tem 27 anos, é formado em Cinema e mora em São Paulo (capital), mas cresceu entre Brasil e Itália. Isso fez de Misasi quase instantaneamente um ciclista, uma vez que a bicicleta é um meio muito usado pelos moradores de Roma, seja na cidade ou no interior. Ele somou suas duas paixões — o país da bota e a bike — para criar uma empresa que oferece viagens para pequenos grupos de ciclistas por Roma, a FugaExperience.
O Viver Bem reuniu dicas baseadas no expertise do viajante para ajudar interessados nesse tipo de aventura.
Veja só:
1)  Escolha o modelo da bike conforme o percurso
Distância ajuda a definir o modelo de bicicleta da viagem. Fotos: Divulgação
Distância ajuda a definir o modelo de bicicleta da viagem. Fotos: Divulgação
No grupo da FugaExperience que pedala 65 km por dia, os modelos escolhidos são mais leves: são do tipo speed (estrada) e de carbono, das marcas Cannondale e Bianchi. Já os viajantes do grupo que faz cerca de 30 km diários os modelos são de estrada, adaptados para o corpo do ciclista. “É para o passeio ser mais confortável, já que não existe preocupação com performance”, explica Misasi.
2) Conforto para pedalar é mais simples do que parece
É desnecessário comprar roupas especiais para pedalar.
É desnecessário comprar roupas especiais para pedalar.
Para passeios de média distância, não faz sentido comprar roupas de alta performance, diz o empresário. “Um simples tênis e roupa de academia se adaptam perfeitamente”. Para levar água e alguma comida, basta uma bolsa especial para bikes. Outra forma de garantir uma viagem mais cômoda é montar o guidão para cima. “Assim a postura fica muito mais confortável na bike”.
3) Em Roma, não perca esta vista
Morro oferece vista panorâmica de Roma. Imagem: Bigstock
Morro oferece vista panorâmica de Roma. Imagem: Bigstock
“A vista e a foto mais bonita de Roma, na minha opinião, ficam num lugar conhecido como Gianicolo. Muito perto do Tevere, num bairro conhecido como Monteverde. Da praça central, em cima do monte se tem uma vista panorâmica da cidade e um lindo monumento dedicado a Giuseppe Garibaldi. Vale a pena conferir. No verão, uma estrutura é montada no topo com um bar muito agradável, onde as noites parecem festas”.